PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MARÇO DE 2019

Isac Souza defende bicicleta como opção de transporte na cidade


Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 12ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (18)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Isac Souza defende o investimento em ciclovias e ciclofaixas






O vereador Isac Souza (PTB) defendeu a introdução da bicicleta no modal de transporte da cidade. “Há uma dificuldade natural, por conta de aclives e declives acentuados, mas existem diversas avenidas em que possamos ser contemplados”, disse o parlamentar, ao ocupar a tribuna da Câmara durante a 12ª reunião ordinária, na noite de segunda-feira (18).

Ele destacou a indicação 935/2019, em que pede a adesão do Município ao Programa Bicicleta Brail (PBB) e ao Plano Cicloviário do Estado de São Paulo. “Temos muito espaço para que ocorra um avanço deste tipo de transporte”, defendeu. Isac citou a lei federal 13.724/2018, que cria cultura favorável ao deslocamento eficiente e saudável, focando na diminuição de emissão de poluentes e na conscientização quanto aos efeitos indesejáveis do automóvel. 

No texto da indicação, o parlamentar lembra, com base em dados da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que nos últimos três anos, a média de crescimento da frota de veículos em Piracicaba tem sido em torno de 3%. Em 2017, a cidade tinha 304.339 veículos e, no ano passado, o número chegou a 313.525.

Levantamento do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) aponta que, mesmo com registro de queda nos últimos anos, o número de veículos por habitante continua acima de 2. Em 2014, era 2,25; em 2015 (2,21); em 2016 (2,18); e em 2017 (2,14). “A média percentual deve prevalecer em 2019”, aponta o vereador, ainda no texto da indicação.

O PBB apoia Estados e Municípios na construção de ciclovias, ciclofaixas e sistema cicloviarios urbanos, promove campanhas sobre os benefícios do uso da bicicleta e conscientiza a população sobre o uso conjunto e a circulação pelas vias municipais e interligações com as vias estaduais que adentram ao município.

O Plano Cicloviário do Estado de São Paulo disciplina a implementação de infraestrutura viária para o trânsito de bicicletas nas estradas de rodagem estaduais e promove a integração com o sistema intermunicipal de transportes.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Legislativo Isac Souza

Notícias relacionadas