PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2018

Grupo Amigos do Diabetes realiza 1.458 procedimentos em 2018


Dados foram apresentados por uma das fundadoras do grupo, que começou em 2015 na cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Jussara Cristiane Teixeira Bueno ocupou a tribuna da Câmara






A farmaceutica Jussara Cristiane Teixeira Bueno ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba nesta segunda-feira (10), na 74ª reunião ordinária, para destacar a atuação do Grupo Amigos do Diabetes. Segundo ela, trata-se de um trabalho que abraça Piracicaba e traz grandes resultados.

Além de Jussara, filha de diabéticos, a proposta de criação do grupo veio de Silvia Onofre, mãe de uma pessoa com a doença, com a intenção de discutir com maior ênfase as questões relacionadas ao diabetes e de acolher famílias.

O trabalho voluntário começou em 2015, ocasião em que Silvia e Jussara também levaram a proposta ao vereador Pedro Kawai (PSDB). Desde então, foram várias ações de conscientização da população, incluindo no Novembro Azul.

Jussara destacou como conquistas a reunião solene para marcar o Dia Municipal de Combate ao Diabetes, a partir do projeto de lei 38/2017, e a lei 8621/2016, que instituiu o 16 de novembro como data no município. Ela disse que Kawai sempre fortaleceu o trabalho e sempre olhou com carinho para o assunto. "Precisávamos colocar o diabetes na agenda da Secretaria Municipal de Saúde", disse, ao reforçar que a partir disso aumentou a sensibilização das autoridades.

Os números conquistados pelo grupo nos últimos anos também foram destacados por Jussara, como os 194 profissionais capacitados, mais de 100 voluntários, 30 parcerias e 1.759 procedimentos realizados, que resultaram na confirmação de 71 casos de diabetes. "Estima-se que o Brasil tenha 13 milhões de portadores, no entanto o diagnóstico tem acontecido para 50% do estimado. Quando fazemos ações como esta, conseguimos encontrar a discrepância dos valores glicêmicos para trazer a pessoa para perto e conseguir acompanhá-la no tratamento."

A rede de amigos é composta por médico, fisioterapeuta, farmacêutico e outros profissionais, lembrou Jussara.

Sobre o ano de 2018, ela comentou que a atenção esteve na capacitação do profissional da área da Saúde para o acolhimento da pessoa com diabetes. Em maio, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas da Secretaria de Saúde receberam as técnicas de aplicação de insulina. No mesmo mês ocorreu o Fórum Regional de Judicialização da Saúde. Os guardas civis também receberam o trabalho de sensibilização do grupo.

O grupo conseguiu, ao longo do ano, realizar 1.458 procedimentos, em 62 bairros. Ao todo foram 399 profissionais capacitados.

Ao final, o vereador Pedro Kawai (PSDB) elogiou o trabalho do grupo. "Acima de tudo, quero agradecer a confiança depositada em nosso gabinete, em nos trazer esta demanda", declarou.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Tribuna Popular

Notícias relacionadas