
04 DE OUTUBRO DE 2013
Vereador frisa a importância do atendimento domiciliar.
O vereador Gilmar Rotta (PMDB), teve grande preocupação em elaborar a indicação 4258/13, que visa solucionar um problema presente no dia a dia do gabinete, constantemente procurado por famílias transtornadas com entes dependentes de álcool e outras drogas.
Na tentativa de ajudar essas famílias, que quase sempre não são bem orientadas de quais órgãos procurar, a assessoria do vereador Gilmar Rotta faz o trabalho de acompanhá-las. Quando a dependência química entra em concomitância com deficiências mentais, a orientação fica ainda mais difícil.
No primeiro semestre deste ano, o gabinete de Gilmar Rotta atendeu um caso em que o dependente químico em co-morbidade com transtornos psíquicos, colocou todos os móveis de sua casa na rua, deixando seus pais, já idosos, sem saber o que fazer.
Em atenção a esses casos específicos não menos frequentes, a indicação 4258 tem como objetivo implantar a melhoria no sistema CAPS AD II (Centro de Atendimento Psicossocial) no bairro Campestre, neste município, no sentido do atendimento domiciliar.
A Portaria 336/GM, Ministério da Saúde (2002) já define o CAPS como protetor do direito das pessoas portadoras de transtornos mentais e o modelo assistencial em saúde mental a ser seguido, no entanto, muitas vezes o atendimento não segue os padrões pré-estabelecidos.
Em caráter urgente, o vereador frisa a importância do atendimento domiciliar a esses dependentes, responsabilizando o gestor dos CAPS a se comprometer e dividir a demanda da rede que compreende.