
26 DE JUNHO DE 2013
Os seminários promovidos pela Câmara Municipal de Vereadores sempre têm o propósito de colher experiências, anseios e opiniões consideráveis acerca de algum assunto (...)
Os seminários promovidos pela Câmara Municipal de Vereadores sempre têm o propósito de colher experiências, anseios e opiniões consideráveis acerca de algum assunto relevante à cidade. Na última sexta (21), foi realizado o Seminário com o tema: “Drogas: Dependente Químico/ Família/ Políticas Públicas”, contando com a presença de autoridades, representantes de Hospitais, Clínicas, profissionais da área da saúde, entidades e Unidades de Saúde Geral (públicas e também privadas) que discutiram novas medidas de abordagem ao dependente, assim como sua família.
Como primeira medida, observando a relevância da questão entre os participantes do Seminário, o vereador Gilmar Rotta encaminha a indicação nº 3234/13, solicitando a viabilização de um centro especializado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) cujo objetivo é tratar de forma personalizada o dependente, assegurando cadastro único, triagem, consulta psiquiátrica, atendimento domiciliar multidisciplinar – quando necessário – entre outras questões.
Um dos problemas atuais na abordagem do Dependente Químico é justamente a falta de preparo do próprio sistema de saúde atual, que trata todos de forma igualitária, sem distinguir o tratamento. O Seminário trouxe à tona esse desconforto, sugerindo ao vereador Gilmar Rotta que fosse criado o centro com atendimento 24 horas.
É preciso lembrar que esta é a primeira de muitas providências a serem tomadas e abraçadas junto a comunidade envolvida com o assunto.
Texto: Dora Vitti - Mtb 73.629
Foto: Andrey Moral