PIRACICABA, DOMINGO, 5 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE JUNHO DE 2020

Fundo Social de Piracicaba lança Campanha do Agasalho 2020


Em entrevista no Instagram do Parlamento Aberto, Sandra Negri, presidente do Fundo, pediu para que a população mantenha espírito de solidariedade.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Arte: Saulo Macedo







Em plena ascensão do número de casos de Covid-19 e com a aproximação do Inverno, as pessoas em situação de vulnerabilidade durante a crise, afetadas pelas consequências sociais e econômicas da pandemia, precisarão, ainda mais, de proteção e doações. Pensando nisso, o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba lançou a Campanha do Agasalho 2020. A iniciativa beneficiará entidades que atendem crianças, idosos, moradores de rua e famílias carentes cadastradas nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social).

Em entrevista no Instagram do Parlamento Aberto nesta segunda-feira (8), Sandra Negri, presidente do Fundo Social e primeira-dama do município, pediu para que a população mantenha o espírito de solidariedade e continue contribuindo para a ação mesmo durante a pandemia do coronavírus. As caixas de coleta identificadas com o cartaz da campanha deverão ser distribuídas em vários pontos da cidade ainda nesta semana.

“As necessidades aumentaram após o início da pandemia. O número de desempregados aumentou, assim como os ambulantes e os artistas da noite, por exemplo, também ficaram sem fonte de renda”, observou Sandra.  Segundo ela, as caixas que serão colocadas em vários pontos da cidade vieram de São Paulo e serão distribuídas nas redes de farmácia, na própria Prefeitura e em outros órgãos públicos, bem como em igrejas e no comércio.

“As caixas de arrecadação serão espalhadas pela cidade, mas qualquer pessoa pode entrar em contato conosco e solicitar uma caixa que o motorista levará até o ponto. Quando elas estiverem cheias é só retornar a ligação que voltamos para buscar”, explicou. A meta de arrecadação ainda não foi divulgada oficialmente. “Ainda não estipulamos uma meta, mas a nossa expectativa é a de que a arrecadação seja igual ou maior do que ano passado, quando arrecadamos mais de 45 mil peças”, disse.

Ela lembrou que, para serem atendidas, as famílias devem estar cadastradas no Cras mais próximo do bairro onde residem. A campanha pede doação de cobertores, edredons ou qualquer tipo de agasalho, desde que esteja em boas condições de uso e limpo, e reforça a necessidade de roupas infantis. “Lembrando, também, que as doações não são necessárias apenas neste  período do ano, mas em todos. As peças doadas não ficam armazenadas por muito tempo. Assim que começam a chegar as caixas, as roupas são avaliadas, separadas e destinadas à doação”, reforçou.

Após identificar as famílias que necessitam através do Cras, o Fundo Social, por meio de um sistema organizado, chama as pessoas para retirarem os itens que precisam. A entrega, de acordo com a presidente, não costuma demorar muito, mas às vezes, por conta da demanda e do momento atual, podem demorar mais uns dias.

FUNDO SOCIAL – É um órgão do setor público vinculado à Prefeitura, que tem como principal objetivo a mobilização da comunidade, por meio de campanhas, parcerias e eventos, visando a melhoria da qualidade de vida da população da cidade.

A Central de Projetos, que pertence ao Fundo, e está localizada na rua José Rosário Losso, 946, no bairro Jaraguá, promove diversas ações como o Projeto Ver, que tem como meta contribuir com a população mais carente na aquisição de lentes corretivas (óculos) a partir de receituário médico e o projeto Recupere que colabora com a saúde de pacientes crônicos ou em convalescença, emprestando aparelhos e equipamentos médico-hospitalares.

Além disso, o projeto Minha Vida Vale Mais, que consiste em palestras e atividades lúdicas e esportivas com o tema "drogas", contempla alunos de escolas estaduais, enquanto o Fraldas geriátricas arrecada, por meio de campanhas, fraldas que são distribuídas  para pacientes acamados, deficientes físicos ou idosos, a partir de receituário do SUS.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS - Em 31 de março, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba lançaram Campanha para Doação de Alimentos, Produtos de Limpeza e Higiene, com o slogan: “Em Tempos de Covid-19, Exerça sua Solidariedade: Doe Alimentos, Produtos de Limpeza e Higiene Para Quem Mais Precisa!”. De acordo com Sandra, a iniciativa já arrecadou cerca de 80 toneladas de alimentos que já estão sendo distribuídos às famílias carentes.

FESTA DAS NAÇÕES - A 37ª edição da Festa das Nações de Piracicaba, que estava marcada para junho, no Engenho Central, foi adiada para 9 a 13 de setembro. Este ano, a festa deve beneficiar diretamente 20 Instituições Sociais de Piracicaba, que representam 17 Nações, que irão comandar 19 restaurantes, com pratos típicos. A presidente do Fundo mostrou-se preocupada com a possível não adesão da população à festa, que, segundo ela, “move a maioria das entidades”.

“É uma festa que move a solidariedade e o trabalho voluntário  e que tem um propósito muito bonito.  É um trabalho imenso de várias instituições, servidores e voluntários que atuam juntos para o sucesso da festa. Esperamos que ela aconteça, mas só se houver segurança”, disse.

ACESSE O CONTEÚDO!
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores.

Para receber as informações do programa Parlamento Aberto direto no celular, é possível cadastrar na lista de transmissão do whatsapp neste link.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto Coronavírus

Notícias relacionadas