
13 DE DEZEMBRO DE 2017
Médico Hamilton Bonilha esteve na Câmara na manhã desta quarta
Parlamentares elogiaram aproximação do novo diretor
Sabatina amigável, primeiro contato de apresentação, momento para sanar dúvidas e de aproximação. Esta foi a tônica da reunião da Frente Parlamentar Regional Pró-Saúde com Hamilton Bonilha, diretor do DRS-X (Departamento Regional de Saúde), na manhã desta quarta-feira, 13, na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara. Após o encontro, os 13 parlamentares deliberam pela necessidade de ouvir o secretário de Saúde, Pedro Mello, no início de janeiro.
Médico infectologista, Bonilha assumiu a direção da DRS-X em 14 de novembro. O órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo coordena ações relacionadas a 26 cidades paulistas, divididas nas regiões Piracicaba, Limeira, Rio Claro e Araras, cuja população estimada é de 1,5 milhão.
De Piracicaba, estiveram presentes os parlamentares Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), Pedro Kawai (PSDB), Paulo Campos (PSD), Wagner Oliveira (PHS) e Gilmar Rotta (PMDB).
Da região, participaram Carlos Eduardo Oliveira (o Du Sorocaba) e Joyce Benevides, de São Pedro, Leandro Penatti e Edson Marconato, de Rio das Pedras, Luiz Aparecido Lopes (o Luiz Funileiro), de Saltinho, além de Angela Maria Barboza, Alex Sandro Domingues Santos e Fábio dos Santos, de Rafard.
Os vereadores André Bandeira (PSDB), Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), e Ronaldo Moschini (PPS) enviaram representantes.
Segundo Bonilha, o DRS-X é responsável, na região de Piracicaba, por 11 cidades. O diretor disse que tem percorrido as cidades para captar as particularidades e que em poucas semanas percebeu a necessidade de aproximação maior com as gestões dos municípios para que a DRS-X promova a interlocução com as Santas Casas.
Mesmo com problemas, Bonilha acredita que o DRS-X está numa posição confortável, se comparada à situação de outras regiões, uma vez que o departamento é o terceiro menor em número de ações no Estado. “Vejo a iniciativa de criação da Frente Parlamentar com bons olhos. É fundamental que se vá em busca de recursos, pois somente assim conseguimos mudar a assistência ao cidadão.”
A vereadora Coronel Adriana abriu a reunião comentando que a vinda de Bonilha para a reunião representa o início de um bom relacionamento do DRS-X com os parlamentares.
Para Wagner de Oliveira, o Wagnão, as informações fornecidas pelo profissional serviram para munir a Frente de subsídios para as reuniões com as esferas municipais e estaduais.
O vereador Pedro Kawai citou a necessidade de articulação, no próximo ano, para novo aumento do teto da saúde da cidade.
Gilmar Rotta reforçou a mesma questão, lembrando que a atualização conquistada este ano – de R$ 10 milhões – tomava como base cálculos feitos há três anos.