PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE FEVEREIRO DE 2020

Falhas na coleta de lixo motivam audiência pública na Câmara


Iniciativa da vereadora Coronel Adriana (CID), autora do requerimento 89/2020, debate acontece nesta quarta-feira (19).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





Diversas falhas na coleta de lixo no Município, relatadas em matérias da imprensa, motivaram a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), a apresentar o requerimento 89/2020, aprovado na Câmara no último dia 6, que convoca representantes da empresa concessionária do serviço a prestarem esclarecimentos à população durante audiência pública, nesta quarta-feira (19), a partir das 19h30. 

“A nossa preocupação vem se concretizando em razão das constantes reclamações de falta de coleta de resíduos sólidos em diversos bairros, ocasionando a aparição de animais e insetos transmissores de doenças”, aponta a parlamentar, no texto do requerimento, ao citar matérias divulgadas em meios de comunicação que circulam no Município.

Ela cita, ainda na propositura, reportagem do site G1, de 3 de dezembro de 2019, em que o prefeito Barjas Negri aponta que, na falta da coleta, a empresaria poderia ser multada e ter o contrato rescindido pela Prefeitura. “Porém, a empresa Piracicaba Ambiental já recebeu duas multas no valor de R$ 50 mil e não houve nenhuma mudança positiva na atual situação da coleta desde a manifestação do prefeito”, adverte Coronel Adriana. 

Durante a reunião ordinária em que o requerimento foi aprovado, a vereadora ocupou a tribuna da Câmara para lembrar que foi procurada por comissão de síndicos dos condomínios Residencial Sagitários, Jardim Paradiso, Edifício Strauss, Edifício Bela Vista, Doce Lar e Parque Paradiso, quando ouviu relatos sobre as diversas falhas na coleta. 

“Já questionamos a prefeitura, que repassou parte da responsabilidade de fiscalização da empresa prestadora do serviço à Ares-PCJ, mas vale ressaltar que no contrato com a empresa há a incumbência de realizar auditoria periódica nas contas”, disse a vereadora, na ocasião. 

Estão convocados para a audiência pública o diretor-presidente da empresa Piracicaba Ambiental, Gerson de Grutolla; a presidente da Cooperativa Reciclador Solidário, Ednalva Inês Correa de Souza; o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten; e o diretor-geral da Ares-PCJ, Dalto Favero Brochi. 

O requerimento ainda convida o prefeito Barjas Negri. 

A população pode acompanhar a audiência pública na TV Câmara, no canais 4 da NET, 9 da Vivo e 60.4 em TV Aberta, ou ainda nas redes sociais, Facebook e Youtube, e no site oficial da Câmara.

Para participar direto da Galeria do Plenário “Francisco Antonio Coelho”, os interessados devem, apenas, se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara, com entrada pela rua Alferes José Caetano. O espaço tem acessibilidade para pessoas com deficiência. 

A audiência é voltada à participação do público, com a disponibilidade de um microfone para realizar perguntas diretas aos convocados.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto Adriana Nunes

Notícias relacionadas