PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE SETEMBRO DE 2018

Ex-estagiárias de jornalismo avaliam experiência conquistada na Câmara


Departamento de Comunicação faz processo seletivo para admissão de estagiário em jornalismo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Lucas Machado Salvar imagem em alta resolução

Maíra Bacellar conquistou emprego poucos dias após pegar o certificado do curso



Espaço para a prática, porta de entrada para o mercado de trabalho, período adequado para construir networking, receber feedback e desenvolver as habilidades profissionais são listados como benefícios de um estágio na vida acadêmica. No Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores não é diferente, como atestam as jornalistas Juliana Goulart Fernandes, 26, e Maíra Bacellar, 27.

Desde setembro de 2015 como coordenadora de produção do Pecege, Juliana estagiou na Câmara entre 2012 e 2014, período em que estudou jornalismo na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Ela precisou antecipar sua saída no programa de estágio três meses antes do previsto, por ter conquistado o primeiro emprego na área, na Prefeitura de Capivari.

"Com o estágio, consegui entender muito sobre o funcionamento da política, que sinceramente eu não sabia antes de entrar. Profissionalmente, aprendi com todos os servidores do departamento. Não senti divisão, todos muito queridos e preocupados em ajudar, contribuir e apontar no dia a dia o que precisava melhorar", diz Juliana. Segundo ela, além do ensinamento em jornalismo, o contato com os profissionais da fotografia foram um "quê a mais" na profissão: "aprendi coisas que uso até hoje".

Egressa de transferência –– do curso de jornalismo da Universidade Estácio de Sá para a Unimep ––, Maíra Bacellar, 27, conquistou o estágio no Departamento de Comunicação da Câmara em janeiro de 2017. Ela recebeu o certificado de conclusão de curso no final de julho deste ano e, alguns dias depois, conquistou uma vaga no gabinete da presidência da Câmara.

Para ela, o período de estágio serviu para quebrar o "tabu" de que a rotina em órgão público é monótona. Além disso, Maíra diz ter ampliada sua visão de como lidar com as pessoas. "Aprendi muito sobre como é o poder Legislativo e também a respeitar as pessoas que pensam diferente de você. Gosto muito do contato com as pessoas e as pautas externas me ajudaram a conhecer muita gente interessante", avalia.

Para ingressar no estágio em jornalismo da Câmara, que está com inscrições abertas entre 26 de setembro e 5 de outubro, é preciso estar frequentando a partir do quarto semestre da graduação em jornalismo. O processo seletivo, composto por testes teórico e prático, será realizado entre 10 e 19 de outubro.

O envio de currículo pode ser feito pelo e-mail vagajornalismo.dc@gmail.com, pelo link do Processo Seletivo Continuado para Estágio da Câmara, pelo site do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) ou na sede de entidade em Piracicaba (rua Cristriano Cleopath, 336, Centro).

A carga horária é de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A bolsa é de R$ 927. O estagiário também recebe R$ 217 de vale-transporte. O contrato é de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período. As vagas estão sendo preenchidas em substituição às já existentes, já que os atuais estagiários estão em fase de completar o ciclo na Câmara.

Além de jornalismo, há vagas de estágio nas áreas de fotografia e operador de câmera/editor de vídeo.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara

Notícias relacionadas