PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE ABRIL DE 2014

Estudantes da Hélio Hehring participam do Conheça o Legislativo


A convite do presidente João Manoel dos Santos, 25 alunos da EE Prof. Hélio Nehring estiveram na Câmara de Vereadores de Piracicaba na manhã desta sexta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A convite do presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), 25 alunos da Escola Estadual Prof. Hélio Nehring, Bairro São Jorge, na manhã de hoje (11/04/14), às 9h00 participaram de mais uma edição do Projeto “Conheça o Legislativo”.

O grupo foi coordenado pelos professores de História, Valdomiro Soares da Silva (Miro) e pela professora de Geografia, Fernanda Freire. Inicialmente, os alunos e professores ouviram a palestra do historiador Fábio Bragança mostrando a herança portuguesa, as origens das Câmaras e a história da cidade de Piracicaba, utilizando-se de projeções, fotos e vídeos ilustrativos apresentando uma Piracicaba que muitos não conheciam.

Na sequencia, o historiador Bragança deu explicações do que são os poderes constituídos, Legislativo, Executivo e Judiciário, seus membros, suas diferenças, funções e a importância da Constituição Federal.

A servidora municipal, Mariane Pereira, do Departamento Legislativo da Câmara explicou as funções dos vereadores, o que é a lei, suas necessidades e quais as suas aplicações no processo de cidadania.  

Finalizando a visita, foi realizada uma simulação de uma reunião ordinária onde foi discutido e votado o projeto de lei que reduz a maioridade penal dos 18 para os 16 anos.

O projeto foi aprovado por 14 votos a favor e 09 votos contrários. Na formação da Mesa Diretora atuaram os estudantes: Bruno Pires Rodrigues - Presidente; Jean Michel Rodrigues dos Reis Maria - Primeiro Secretário e Hailla da Fonseca Moreno - Segundo Secretário; Renata Lais Correa Lisboa, vice-presidente e o líder de governo na Câmara, Rafael de Souza Santos.

Em sua fala o vereador João Manoel destacou a importância do projeto "Conheça o Legislativo”, de sua autoria, criado em 2004, que procura abrir um espaço alternativo para que a população - principalmente estudantes - tenham a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo Municipal, através de exposições, palestras, projeção de filmes e fotos.

O parlamentar também destacou o seu sétimo mandato na Câmara e quatro gestões frente à direção da Mesa Diretora, onde sucessivamente devolveu recursos à Prefeitura, na ordem de 10 milhões de reais devido às medidas de economia que adotou na Câmara, além de inúmeros projetos de sua autoria que resultaram na criação de leis municipais, que os alunos a população também podem consultar no site da Câmara, www.camarapiracicaba.sp.gov.br

João Manoel também considerou a pujância da cidade nos dias de hoje, com uma população na ordem de 400 milhões, o que justifica o aumento do número de vereadores, de 16 para os 23 atuais, onde cada segmento social procura encaminhar suas demandas frente ao poder público.

O parlamentar também exortou os alunos a esquecerem o discurso de que política é coisa suja. "A política é coisa necessária", disse, considerando que devemos fazer atual o pesamento de Bertold Brecht, dramaturgo alemão que já no século retrasado dizia que continuar a nos omitir na política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem.

Dentre as exposições do Programa Conheça o Legislativo, no salão nobre da Câmara, "Helly de Campos Melges", os alunos também prestigiaram a exposição "Paixão de Cristo, Uma Paixão", do grupo Amigos da Fotografia (AFP), no hall de entrada do prédio anexo da Câmara, Rua do Rosário esquina com a Rua São José, onde na oportunidade puderam conferir o registro de imagens da apresentação do espetáculo "Paixão de Cristo", em parceria com o Grupo de Teatro Guarantã.

No final do evento, o professor Valdomiro Soares agradeceu o convite da presidência da Câmara em propiciar aos alunos uma verdadeira aula de cidadania, sendo que os ensinamentos repassados serão úteis para toda a vida.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Cidadania João Manoel

Notícias relacionadas