PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE OUTUBRO DE 2019

Estacionamento de ônibus em vias do bairro Alto motiva requerimento


Coronel Adriana encaminhou requerimento 801/2019 pedindo informações



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar justificou seu voto na tribuna da Câmara






O requerimento 801/2019, de autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), foi aprovado na noite desta quinta-feira (10), na 58ª reunião ordinária. Por meio da propositura, a parlamentar solicita informações do Executivo sobre a regularização e fiscalização do estacionamento de ônibus em vias públicas do bairro Alto, conforme indicação 1.144/2017.

Segundo a vereadora, os motoristas dos veículos do transporte público estacionam os ônibus urbanos na rua Santa Cruz, no trecho compreendido entre as ruas Ipiranga, D. Pedro 1 e Riachuelo, no "inter-horário de pico", e que tais vias são próximas ao TCI (Terminal Central de Integração).

“Estes trechos são utilizados, pois não fazem frente com residências ou comércios, o que facilita aos motoristas para que sempre encontrem áreas disponíveis para estacionamento", contou a vereadora.

Direta ou indiretamente, o estacionamento destes ônibus provoca desconforto e risco de acidentes aos motoristas, porque obstruem totalmente a visão de quem sai destas vias para realizar uma conversão a rua Santa Cruz”, alertou a vereadora.

Coronel Adriana reforçou, ainda, que o estacionamento afastado da guia da calçada também facilita colisões e não permite que o fluxo de veículos ocorra em duas filas. Os fatos, segundo ela, ocorrem durante toda a semana, e se agravam aos sábados, quando o fluxo de veículos se multiplica na região, por conta das vias serem passagem para a região central e devido ao movimento do Varejão Central.

A vereadora encaminhou a indicação 1144/2017 ao Executivo para que realizasse estudos para proibir ou regulamentar o estacionamento de ônibus urbanos no local. “Ainda em 2017, a Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes) nos informou, em resposta, que essa reivindicação seria incluída na programação de sinalização da pasta. Estamos em 2019, e os mesmos problemas continuam porque os ônibus ainda utilizam as vias para estacionamento, de uma forma que prejudica o fluxo normal de veículos”, reforçou.

A parlamentar quer saber se a sinalização solicitada em 2017 e incluída na programação já foi executada. Se não, ela indaga o porquê e quando será executada.

Ela também indaga se já foi realizada alguma ação de fiscalização por parte da Semuttran desde 2017, referente ao estacionamento de ônibus urbanos na rua Santa Cruz, no trecho compreeendido entre as ruas Riachuelo e Dom Pedro II, e foi qual o resultado obtido.

Durante a 58ª reunião ordinária, a parlamentar utilizou a tribuna para justificar o seu voto. Segundo ela, quando acaba o horário de pico, por volta das 21h30, 22h, os ônibus são estacionados no local. "Quem entra ou sai da rua Ipiranga ou Riachuelo não tem visão nenhuma. Quando tem carro estacionado do outro lado da rua, você não consegue entrar. Às vezes os motocilistas vêm com muita velocidade e você não consegue ver. O risco de acidente é enorme", reforçou Coronel Adriana.

Por meio de fotos para comprovar a situação, Coronel Adriana pediu que eles estacionem apenas do lado esquerda da via, que ali não tem entrada e saída. "Conversando com os motoristas, eles disseram que não tem orientação nenhuma a respeito, param lá como se fosse um veículo de porte pequeno. Já não basta a situação dos horários dos ônibus que eles mudaram de todas as linhas da cidade, o que vem causando superlotação dos veículos, sem contar que a população não é nem avisada quando isso acontece", disse.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas