PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MARÇO DE 2019

Erler questiona Secretaria de Educação sobre criança fora de escola


Vereador recebeu relato de moradora, que encontrou criança do lado de fora da escola no período de aula



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar ocupou a tribuna da Câmara para manifestar preocupação com o assunto






O vereador Matheus Erler (PTB) solicita, por meio do requerimento 257/2019, esclarecimentos da Secretaria Municipal de Educação sobre uma criança localizada fora da escola, em horário de aula, no bairro Algodoal. A propositura foi aprovada nesta segunda-feira (25), na 14ª reunião ordinária. Erler é presidente da Comissão Permanente Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia na Câmara.

De acordo com relato, no dia 19 de março de 2019, por volta das 14h, uma criança que aparentava ter entre dois e três anos de idade e vestia o uniforme da Escola Professor Miecio Cavalheiro Bonilha, foi encontrada sozinha no quarteirão de baixo da escola, no período de aula.

A autora do relato conta que acolheu a criança, que estava chorando, e a levou até a escola. Lá, foi informada que a criança deveria estar na unidade naquele momento e que a diretora “não sabia o que havia acontecido e iria perguntar para a professora responsável o que tinha ocorrido”.

O vereador questiona a Secretaria Municipal de Educação sobre quais são os responsáveis pelo recebimento da criança, quem são a diretora e a professora responsáveis pela sala da criança, se a Secretaria de Educação recebeu formalmente o relato dos fatos por parte dos gestores da unidade e, se sim, quais foram as providências tomadas.

O vereador também pergunta se o prefeito pode, a pedido do parlamentar, que também é presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, instaurar Processo Administrativo para apurar os fatos e mante-lo informado dos procedimentos adotados e se há registros de ocorrências semelhantes a estas em toda a rede municipal.

Matheus Erler utilizou a tribuna para reforçar a importância do requerimento. O vereador leu relato sobre o ocorrido e enfatizou a gravidade do problema, "mais um absurdo que nós relatamos aqui na Câmara".

O vereador Lair Braga (SD) também comentou a situação."É um caso gravíssimo e tem que ser apurado. Não podemos mais viver em um país em que o Governador do Estado oferece R$ 100 mil para as famílias não entrarem com ação contra o Estado", disse Lair Braga, ao citar a morte de crianças e funcionários em uma escola na cidade de Suzano.

Pedro Kawai (PSDB) concordou com a preocupação do vereador, porém, para ele, se trata de um episódio pontual. "É um fato isolado que infelizmente aconteceu e de fato deve ser apurado" disse Kawai.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Edição de TV:  TV Câmara


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas