PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE ABRIL DE 2024

Engajamundo receberá Moção de Aplausos


Homenagem será entregue pela vereadora Silvia Morales.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Engajamundo receberá Moção de Aplausos






Aprovada durante a 16ª Reunião Ordinária de 2024, Moção de Aplausos 48/2024, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo a Cidade é Sua, ao Engajamundo Núcleo Local de Piracicaba, pelos cinco anos de representação da juventude no enfrentamento às problemáticas ambientais, sociais e climáticas no Município.

O Engajamundo é uma organização, sem fins lucrativos, de liderança jovem e feita para jovens, que acredita na importância da atuação da juventude para enfrentar os maiores problemas ambientais e sociais do Brasil e do mundo e que busca conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmo, seu entorno e se engajando politicamente, eles podem transformar sua realidade.

Por meio de formações, mobilização, participação e advocacy, o Engajamundo se dedica a empoderar a juventude brasileira para compreender, participar e incidir em processos políticos, do local ao internacional e tem como visão uma juventude brasileira consciente do seu impacto socioambiental e que reivindicam mais acesso e representação em todos os processos de tomada de decisão, para que os jovens tenham cada vez mais espaço para articular suas demandas.

O Engajamundo surgiu em 2012, depois da participação de um grupo de jovens na Conferência da ONU em Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, eles perceberam que faltava muito conhecimento e experiência para realmente influenciar nesses processos.

Com a intenção de aumentar a participação e incidência de jovens brasileiros nas conferências internacionais, a organização foi pensada para ser um espaço fluido no qual os próprios jovens propõem as atividades que são realizadas.

Ao longo de 10 anos de história, as frentes de atuação despontaram e, com o intuito de atuar nas cidades e comunidades tanto quanto os espaços internacionais, foram sendo criados os Núcleos Locais nos municípios.

O Engaja se tornou, então, uma rede de atuação nacional e internacional, composta por 2.297 jovens de vários lugares do Brasil engajados para causar mudanças efetivas nas suas realidades.

Atualmente são 20 Núcleos Locais, sendo apenas dois no Estado de São Paulo, situados nas cidades de São Paulo e Piracicaba, que ganhou o apelido de “EngajaPira”, se formou em 2019 e, nestes cinco anos, realizou uma trajetória de exímia representação da juventude, especialmente na área ambiental e climática.

No ano de 2023, o Engajamundo apoiou e participou da organização do 2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba e, em 2024, está na coordenação de diversas atividades que ocorrerão no 3º Ciclo de Eventos, no mês de junho, em parceria com a COMCLIMA e o SESC.

Atualmente o Engajamundo ocupa a cadeira da presidência da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas, o COMCLIMA, através do seu representante, Leonardo Heise.

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Imagens de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602


Legislativo

Notícias relacionadas