PIRACICABA, DOMINGO, 5 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JUNHO DE 2020

Empréstimos do Banco do Povo aumentam 496% durante a pandemia


Paula Cruz, chefe do setor do Banco do Povo Paulista, falou sobre a atuação do programa na live, nesta terça-feira (9), no perfil do Instagram do Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Paula Cruz participou da live do programa Parlamento Aberto na última terça-feira (9)







O programa Banco do Povo Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, ampliou em 496% os empréstimos nos primeiros cinco meses de 2020, no comparativo com o mesmo período do ano passado. O dado foi citado pela chefe do setor do Banco do Povo Paulista de Piracicaba, Paula Cruz, na live desta terça-feira (9) no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto.

A entrevistada, graduada em Direito pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e pós-graduada em Direito Público com ênfase em Gestão Pública, falou sobre a atuação do Banco do Povo, que fornece microcrédito para empreendedores, tanto formais quanto informais. Paula comentou sobre o aumento da busca do programa no período da pandemia, em razão dos impactos sofridos pelo fechamento de empreendimentos para a diminuição de propagação do novo coronavírus.

Em função do alto número de procura, o programa saiu de R$ 60 mil em empréstimos, no mês de fevereiro, para mais de 1.454,831,00 milhão em maio. No comparativo com o mesmo período de 2019, quando no quinto mês o Banco do Povo havia emprestado 244.896,73 mil, o crescimento é de 496%.

O Banco do Povo Paulista atua por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. No Estado, o programa é ligado à Secretária Estadual de Desenvolvimento. Em Piracicaba, o Banco do Povo é setor da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda).

O aumento da procura pelo programa no período da pandemia foi iniciado por um grupo de representes de empresas, comentou Paula, com intuito de obter informações sobre as ações do programa para o auxílio dos empreendimentos. Depois deste grupo, outros empreendedores passaram a procurar a equipe que atua no setor, o que criou a necessidade da abertura de um formulário para a triagem de quem busca o crédito.

Por meio deste formulário, os empreendedores informam seus dados, que são analisados e respondidos. Em casos nos quais o empreendedor corresponde aos requisitos exigidos pelo programa, em que enquadra-se a situação regular no Serasa e no Cadin (Cadastro Informativo Municipal), os dados são encaminhados para São Paulo, analisados novamente e depois respondidos.

De acordo com Paula, a porcentagem de procura do programa surpreendeu a equipe que atua no Banco do Povo Paulista em Piracicaba, visto que muitas pessoas ainda desconhecem o programa. “Trabalhamos de manhã, tarde e à noite para atender a demanda. É muito satisfatório ver que estamos ajudando neste momento complicado”, diz.

Ela explicou ainda que a alta nos dados também se explica por conta da linha emergencial do Covid-19 liberada pelo governador do Estado, João Dória (PSDB). O prazo da linha emergencial foi finalizado em 20 de maio e o Banco do Povo Paulista voltou à linha habitual, na qual são oferecidos empréstimos com juros de 0,35% a 1%. Diferente da linha emergencial, reiterou Paula, a linha de atuação do Banco do Povo Paulista não permite o pagamento de fornecedores e funcionários.

Durante a live, Paula também falou sobre os processos para recebimento do empréstimo pelo Banco do Povo Paulista. Para pessoas físicas, o programa oferece empréstimos com até 1% de juros e a possibilidade de investir em bens fixos e dividir o valor em até 24 meses; além de dividir o valor investido em capital de giro em até 12 meses.

Para pessoas jurídicas, o Banco do Povo Paulista oferece empréstimos com juros de 0,35% a 0,70% ao mês, a opção de dividir o valor investido em bens fixos em até 36 meses e o valor investido em capital de giro em até 24 meses.

Para mais informações: Banco do Povo: 99661-5500 | 3437-2222.

ACESSE O CONTEÚDO!
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores.

Para receber as informações do programa Parlamento Aberto direto no celular, é possível cadastrar na lista de transmissão do whatsapp neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Emprego e Renda Parlamento Aberto Coronavírus

Notícias relacionadas