PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE ABRIL DE 2018

Emoção marca solenidade em homenagem à Guarda Civil Municipal


Corporação comemorou 115 anos nesta quarta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (16 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (17 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





Por iniciativa dos vereadores Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) e Laércio Trevisan Júnior (PR), foi realizada na noite desta quarta-feira (25) reunião solene em comemoração do Dia do Guarda Civil Municipal, que completou 115 anos de fundação.

A GCM (Guarda Civil Municipal) tem a competência e responsabilidade pela segurança do patrimônio público, apoio ao policiamento, entre outras atividades desempenhadas com eficiência e profissionalismo. Os seus serviços e valores são reconhecidos pela população piracicabana.

A primeira a fazer uso da palavra foi a comandante da GCM, inspetora Lucineide Aparecida Maciel, que falou sobre as adaptações que a entidade passou ao longo de seus 115 anos, do comprometimento dos profissionais que vestem a farda, da estrutura da corporação, das 20 mil ocorrências atendidas em 2017 e do trabalho de segurança no transito.  

Ela também falou da Patrulha Maria da Penha, que completou um ano e da importância do trabalho que está sendo feito. “Neste primeiro ano, estão sendo atendidas 400 medidas protetivas, mulheres que foram vítimas de ocorrência, e graças à patrulha houve o flagrante de prisão dos agressores reincidentes e foram feitas mais de 7.000 rondas visando a proteção e segurança da mulher”, disse a comandante.

A inspetora Lucineide falou da estrutura que a Guarda Civil possui e da vocação de seus profissionais, que arriscam a vida para proteger a vida de terceiros. “Me sinto honrada no dia de hoje em ter esses profissionais fazendo parte da corporação. Este ano foi difícil a escolha, pois tivemos muito trabalho, que todos se sintam homenageados pelos que estão. A Guarda Civil está comprometida com o atendimento à população, parabenizo a todos que com dedicação e comprometimento constroem essa história de 115 anos”, falou Lucineide.

Em seguida, o secretário municipal de Administração, Erotides Gil, falou da honra em poder cumprimentar os homenageados em nome do prefeito Barjas Negri (PSDB), parabenizou Trevisan pela extraordinária ideia de criar a homenagem e da coragem e disciplina de todos os guardas. “Graças a Deus temos uma Guarda Civil Municipal em Piracicaba do quilate de todos vocês”, disse, emocionado.

Já o vereador Laércio Trevisan falou da importância da Guarda Civil Municipal para segurança pública de Piracicaba, do trabalho realizado pelos 439 guardas, parabenizou o comando por conseguir manter a regra e a disciplina. “Levem essa homenagem da Câmara de Vereadores, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por vocês na área de segurança pública”, falou Trevisan.

Todos, em seus discursos, lembraram a ocorrência que envolveu os guardas Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues e Fernando Dias Lima. Os guardas faziam patrulhamento de rotina na rua Saldanha Marinho, nas proximidades da avenida Independência, foram surpreendidos por tiros de fuzil, disparados por assaltantes em fuga, após explodirem um carro forte na rodovia SP-304.

Em nome dos homenageados, fez uso da palavra o subinspetor Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, que, emocionado, relembrou a ocorrência e os momentos de pânico que passou ao lado irmão e parceiro de farda, Fernando Dias Lima, em outubro de 2017. Ele contou que graças ao treinamento recebido e iniciativa conseguiram desembarcar da viatura e responderam o quanto podiam com suas armas. “Fizemos muito com o pouco que tínhamos”, disse, com voz embargada.

“Pessoas nos veem firmes e de volta, mas não sabem o passeio que demos no vale das sombras da morte. Não nos sentimos heróis, muito pelo contrário, chegamos a receber críticas de pessoas que diziam por que fomos atrás da ocorrência se sabíamos que estavam armados com fuzil. Não resolvemos ser policias para nos acovardar diante de qualquer situação, pois não há ser nesse universo que planeja seu próprio fracasso, da mesma forma que não saiu com o resultado parcialmente eficaz, poderíamos ter tido o sucesso completo, esse era o nosso desejo”, falou.

Pavanello agradeceu ao comando da Guarda Civil, aos colegas de farda que direta ou indiretamente os auxiliariam, à população piracicabana pelo carinho e a todos os profissionais da saúde que cuidaram deles durante o tempo em que estiveram no hospital e aos familiares pelo amor. 

Também fizeram parte da mesa diretora o vereador Paulo Campos (PSD), major PM Victor de Freitas Carvalho, representando o 16ª Grupamento de Incêndio; Capitão PM José Antônio Golini, representando o tenente coronel Willians Cerqueira Leite Martins, comandante do 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior); subinspetor da Guarda Civil, Ronaldo Milani, e os ao subtenentes do Exército Luiz Fernando Barbosa Ferreira e Wolmer Luiz de Oliveira Santos, do Tiro de Guerra 02-028.

Homenageados
Mirian Iara Fernandes Cezarino Naldi – subinspetora
Antônio Carlos Bueno de Lima – subinspetor
Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues – subinspetor
José Marcio Soares Rodrigues – guarda civil 2ª classe
Alexsandro de Oliveira Souza – guarda civil 2ª classe
Luiz Carlos Santos Moreira – guarda civil 2ª classe
Willian José Santos Júnior – guarda civil 2ª classe
Antônio Augusto Pereira – guarda civil 2ª classe
Izail Aparecido Luiz – guarda civil 1ª classe
Fernando Dias Lima – guarda civil 1ª classe
Odilia Pereira do Nascimento – guarda civil 1ª classe
Paulo Cesar Cavalcante – guarda civil 1ª classe

História da Guarda Civil Municipal
Guarda Civil Municipal foi fundada em 25 de abril de 1903, após o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, doutor Paulo de Moraes Barros aprovar a criação do Corpo da Guarda e Polícia Municipal. A partir dessa época, o município passa a contar com a atuação da corporação que ao longo da história assumiu nomes como: Corpo de Vigilantes Noturno (1954), Guarda Noturno Municipal de Piracicaba (1956), Guarda Municipal (1969) e finalmente Guarda Civil do Município de Piracicaba (1990).

O INÍCIO – A história da Guarda Civil de Piracicaba teve início no começo do século passado. Piracicaba já convivia com a problemática da violência causada pelo rápido crescimento populacional que se instalava no município, em 25 de abril de 1903, a Câmara Municipal, então presidida por Paulo de Moraes Barros, apresentou um projeto de criação do Corpo de Guarda e Polícia Municipal, baseado no artigo 58 da Lei n. 16, de 13 de novembro de 1891.

Entre 1905 e 1913, quando o município tinha como prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, foi criada a primeira diretoria. No final do ano de 1956, sob a gestão de Luciano Guidotti, é criada a já idealizada Guarda Noturna Municipal de Piracicaba que, em novembro de 1969, virou Guarda Municipal. O prefeito era Cássio Padovani, que nomeou como presidente da corporação o major José Autgno Ferreira e comandante o primeiro sargento de Polícia Militar Frederico Ciappina Netto.

Comandaram a Guarda Municipal, na sequência, o capitão Alfredo Mansur, Antonio Herculino Correia e Antônio Ricardo Sanches. Em 1990, a GM é transformada em Guarda Civil (GC) e passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Comandaram a Guarda Civil o primeiro tenente Paulo de Castro, novamente Antônio Ricardo Sanches. O capitão Silas Romualdo assumiu em 2005 até o meio do ano de 2016 e desde então, Lucineide Aparecida Maciel Correa assume o cargo.

Fonte: http://guardacivil.piracicaba.sp.gov.br/sobre-a-guarda-municipal/

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Márcio Braga - MTB 62.377
Reportagem de TV:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Edição de TV:  Márcio Braga - MTB 62.377


Homenagem Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique

Notícias relacionadas