PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE JULHO DE 2016

Em solenidade, Câmara presta homenagem a 17 bombeiros


Nove bombeiros da ativa e sete da reserva foram agraciados com o título de "Bombeiro do Ano 2016", enquanto capitão recebeu "Medalha de Mérito Legislativo".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Solenidade na noite desta terça-feira lotou o salão nobre da Câmara



A Câmara reconheceu, em solenidade na noite desta terça-feira (5), o trabalho de 17 integrantes do 16º Grupamento de Bombeiros, que no próximo dia 1º completa 60 anos de operação em Piracicaba. Nove bombeiros da ativa e sete da reserva foram agraciados com o título de "Bombeiro do Ano 2016".

Em outra homenagem, o capitão Silmar da Silva Sendin recebeu a "Medalha de Mérito Legislativo". Em sua fala na tribuna, ele se emocionou ao revelar ter saudades de quando atuava na parte operacional do Corpo de Bombeiros, antes de exercer as atuais funções administrativas, e agradeceu ao Legislativo o reconhecimento ao seu trabalho.

"É uma honra receber uma homenagem de um local tão importante como a Câmara de Vereadores de Piracicaba. Não sou eu que mereço ser reconhecido, mas cada soldado que acorda de madrugada para atender uma ocorrência. No Corpo de Bombeiros, nenhuma função é mais importante que outra", afirmou o capitão.

Pai de Silmar e também homenageado na noite, o coronel da reserva Silas Varella Sendin, ao falar em nome dos 16 premiados com o título de "Bombeiro do Ano 2016", comentou o fato de 2 de julho ter se transformado numa data especial em sua vida por motivos que vão além da comemoração pelo Dia do Bombeiro Brasileiro.

Foi nesse dia, em 1965, que ele conheceu a mulher que viria a se tornar sua esposa. Um ano depois, também em 2 de julho, Silas concluiria o curso que o formou bombeiro. "O dia 2 de julho representa muito para mim. A profissão de bombeiro é gratificante em razão do que podemos fazer pelas pessoas", resumiu.

Além de Silas, foram agraciados com o título de "Bombeiro do Ano 2016" outros oito bombeiros veteranos: os coronéis Hugo Mazzotti Jr. e Jurandir Antonio da Silva; o tenente João Carlos do Nascimento Ferreira; os segundos-tenentes Jaime Vicente de Jesus e Benedito dos Reis Neves; e o sargento Natal Antonio de Oliveira.

Da ativa, receberam o título o terceiro sargento Pablo Hernandes Pereira; os cabos Edmar Perussi de Jesus, Salatiel Correia da Silveira, Felipe de Moraes, Ivanil Marcos Pompeu e Calebe Riquena; e os soldados José Rafael França Silveira, Renato Pedroso Domingues da Cunha e Renato Antonio Fazani Furtado.

Acompanhada por familiares dos homenageados e autoridades que lotaram o salão nobre, a cerimônia contou com a presença do comandante-geral do 16º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Osmar Amaro dos Santos Jr., dos policiais militares Marcos Toller e Cléber Moura, do diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, do delegado da Polícia Civil João Batista de Camargo e do instrutor-chefe do Tiro de Guerra de Piracicaba, Marcelo Duarte Lopes.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Homenagem

Notícias relacionadas