
01 DE SETEMBRO DE 2017
Executivo deverá responder questões sobre providências de combate ao surto e atendimento nas unidades de saúde de Piracicaba
Requerimento de autoria do parlamentar será encaminhado ao Executivo
Aprovado pela Câmara na reunião ordinária desta quinta-feira (31), o requerimento 544/2017, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), solicita ao Executivo informações sobre as providências adotadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) por conta do aparecimento de escorpiões e sobre o atendimento médico à população nas unidades de saúde da cidade.
Com registro de duas picadas por dia, segundo noticiado na imprensa local, o surto de escorpiões vem preocupando a população piracicabana, principalmente os moradores do bairro Algodoal, onde o aparecimento dos animais é mais frequente. A espécie mais encontrada no município é a Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo.
Trevisan Jr. requer informações sobre as providências que devem ser adotadas pelo cidadão caso encontre escorpiões em casa e como o CCZ os atende quando informados destes casos. O parlamentar também quer saber se o Centro realiza a dedetização no local, qual unidade de saúde o munícipe deve procurar em caso de picada e se todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão preparadas com medicamentos e soro antiescorpiônico para atender os casos de picada. Trevisan Jr. questiona ainda sobre as providências tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde em relação a campanha de divulgação, cuidados necessários e locais de atendimento médico com o objetivo de oferecer mais informações a população.
O parlamentar também questiona a veracidade de informações divulgadas recentemente nas redes sociais, nas quais os usuários afirmam que a pessoa picada por escorpião deve procurar diretamente a Santa Casa de Piracicaba.