06 de agosto de 2013
Documento Histórico: Informações de Piracicaba em 1816
Informações Registradas no Edital para a Elevação de Freguesia a Vila, em 17 de Junho de 1816.
Atestação
Manoel Joaquim do Amaral Gurgel, vigário colado da Freguesia de Piracicaba, e Domingos Soares de Barros, capitão-comandante da mesma, atestamos o seguinte:
A Freguesia de Piracicaba está situada em uma planície elevada, sobre o rio do mesmo nome, onde este faz um grande e formoso salto, do qual facilmente se conduz água para banhar um lado da freguesia e tocar todas as máquinas possíveis. Seu território está parte no distrito da Vila de Itu, donde dista 14 léguas, e parte no da Vila de Porto Feliz, donde dista 12 léguas, ficando estas vilas ao sul. A leste confina com a Vila de S. Carlos, que dista 10 léguas. Ao norte tem moradores até sete dias de viagem e segue adiante o sertão desconhecido que confina com Goiás e Cuiabá. A oeste tem moradores até cinco léguas pelo rio abaixo e segue o sertão do mesmo rio Tietê e Paraná. O terreno é fertilíssimo, abunda muito em massapé roxo, o marna, o mais próprio para produção de cana-de-açúcar.
Ao norte tem os campos de Araraquara, de que ainda se não conhece a extensão, muito próprios para a criação de gados. Tem no presente mais de duas mil e duzentas almas, não tendo há cinco anos talvez a metade, e está crescendo de dia a dia com povoadores que vêm de fora, atraídos pela fertilidade do terreno. Tem no presente quatorze engenhos de açúcar, a maior parte fabricados de novo, quatro de aguardente e estão se dispondo mais doze, tendo capacidade para um número incomparavelmente maior. Tem vinte e duas fazendas de criar, de que há oito anos só existia uma. No meio de circunstâncias tão favoráveis, que prometem o rápido crescimento desta povoação, sentem os moradores pacíficos grande incômodo e vexação na grande distância a que precisam recorrer a procurar a proteção das leis por meio dos magistrados; e por isso nos parece de grande necessidade erigir-se em vila. Por ser verdade todo o referido, passamos a presente atestação por um de nós escrita e por ambos assinada.
Piracicaba, 17 de Junho de 1816 - Manoel Joaquim do Amaral Gurgel - Domingos Soares de Barros.*
Obs.: Preservadas as características de escrita da época.
* ARQUIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA. Registro do Edital para a Erecção da Villa Nova da Constituição e da Portaria do Excellentissimo Governo Provisório, e Documentos que acompanharão a mesma Portaria para a dita erecção. (Vol. da Fundação da Cidade de Piracicaba, cópia datilografada, 1989), p. 5.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
09 de maio de 2025
26 de outubro de 2016
08 de agosto de 2016
01 de agosto de 2016