PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE DEZEMBRO DE 2016

Documentário Alma de Ferro é premiado na Mostra das TVs Legislativas


Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) divulgou resultado na semana passada



EM PIRACICABA (SP)  

Produção foi lançada em abril do ano passado

Produção foi lançada em abril do ano passado

Produção foi lançada em abril do ano passado

Produção foi lançada em abril do ano passado
Salvar imagem em alta resolução

Produção foi lançada em abril do ano passado





Alma de Ferro – Histórias e Lembranças de um Passado Ferroviário, documentário lançado em abril do ano passado pela TV Câmara de Piracicaba, venceu a 1ª Mostra de Documentários das TVs Legislativas, da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas). Anunciado no último dia 9, o resultado é comemorado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que idealizou a produção.

A partir de depoimentos de ex-funcionários, familiares, vizinhos e usuários do sistema ferroviário, o documentário Alma de Ferro está dividido em dois episódios, que resgatam a história da Estrada de Ferro Sorocabana e Companhia Paulista. As cenas estabelecem um elo entre o passado recente e os dias atuais.

A direção é de Felipe Marchiori, a produção e o roteiro de Toni Picalho, a edição e as imagens de Laís Passarini e Marcio Braga. O lançamento ocorreu em 24 de abril, no Sest/Senat, em Piracicaba, e depois disso o vídeo entrou na grade de programação da TV Câmara, nos canais 8 da NET e 60.4 da UHF pela TV Digital. O material também está disponível no YouTube.

Segundo comunicado no site oficial da Astral, a primeira edição da mostra teve mais de 50 inscritos. Ela foi criada com a intenção de incentivar a produção audiovisual entre as TVs legislativas. A associação escolheu o primeiro episódio, sobre a Estrada de Ferro Sorocabana. Os demais prêmios-destaques foram concedidos aos documentários Leitores sem Fim, da TV Câmara dos Deputados, e Máquina de um Tempo, da TV Assembleia Ceará. Além disso, a Astral enalteceu o esforço de produção da TV Câmara de Campos dos Goytacazes no documentário Conjunto da Obra.

Integraram o júri de avaliação da mostra Antonio Carlos Fernandes Jr., presidente da Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais); Germano Steven, diretor da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais); José Gozze, diretor da Faculdade de Cinema da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado); e Sérgio Lerrer, jornalista da Astral e cineasta, que atuou como curador da primeira edição.

Conforme a nota da entidade, o júri reconheceu uma diversidade surpreendente nos documentários inscritos. “Foi evidente a qualidade, a capacidade de registrar a cultura, personalidades, história e crônica de costumes de sua época”, diz o texto da Astral.

De acordo com Sérgio Lerrer, os membros do júri avaliaram individualmente os trabalhos inscritos, analisando, principalmente, o interesse público e a contribuição para as comunidades em que estão inseridas as produções, além da competência audiovisual. “A temática abordada por todos os vencedores demonstra que a produção legislativa atual não está apenas dentro dos plenários. As TVs legislativas estão preocupadas com o estímulo à cidadania, à tolerância e com uma abordagem humanizada. São fatores fundamentais para reafirmar o elo do legislativo com a sociedade”, declarou.

Em abril do ano passado, logo após o lançamento do documentário, o vereador Pedro Kawai (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara, durante reunião ordinária, para destacar a importância do transporte sobre trilhos no desenvolvimento do país. "Boa parte dos entrevistados são idosos, com uma memória muito forte desse período. Temos que respeitar e relembrar sempre a história do sistema ferroviário", completou ele, que antes de eleger-se vereador atuou como diretor da Estação da Paulista.

Kawai disse que além do empenho da TV Câmara na produção do documentário, houve também a colaboração do historiador Fábio Bragança, diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, sendo, inclusive, um dos entrevistados. "Praticamente todos os departamentos da Casa se entregaram de corpo e alma."



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cultura Pedro Kawai

Notícias relacionadas