PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JULHO DE 2018

Dia Internacional do Cooperativismo é enaltecido pela Câmara


Reunião solene destacou entidades ligadas ao setor



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução





A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou na quarta-feira (18), no Centro Canagro “José Coral”, reunião solene em homenagem do Dia do Cooperativismo. Foram homenageadas dez entidades que atuam na área do cooperativismo em Piracicaba. A iniciativa este ano foi do vereador André Bandeira (PSDB).

Durante a solenidade receberam homenagem a Uniodonto Piracicaba, CredSaúde, Coplacana, Sicoob UniMais, Coop Cooperativa de Consumo, Cooperativa Educacional de Piracicaba – Escola Coopep, Unimed Piracicaba, Sicredi União PR/SP – Piracicaba, Sicoob Cocrê e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP – SP .

Durante o evento fizeram uso da palavra Américo Utumi, conselheiro das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), vereador Pedro Kawai (PSDB), primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara; Pedro Cruz, gerente de Desenvolvido Econômico, e ex-vereador que institutiu o Dia do Cooperativo na Câmara, e representou o prefeito Barjas Negri, e o vereador André Bandeira.

Em seus discursos falaram sobre a importância do cooperativismo, as ações que beneficiam a população em todas as áreas, principalmente, no setor financeiro, destacando que cobram juros menores que os dos bancos e falaram da credibilidade que o cooperativismo tem em países como Estados Unidos e Alemanha.

Segundo Américo Utumi, hoje o cooperativismo tem mais um bilhão de associados no mundo e 12 milhões no Brasil, número considerado por ele baixo. Em Piracicaba, são 70 mil pessoas envolvidas com o cooperativismo, sou seja, 20% da população.

Também fizeram uso da palavra os representantes de todas as entidades homenageadas que, em seus discursos, falaram da entidade, da importância do cooperativismo e disseram que não é comum as cidades homenagearem o cooperativismo através das Câmaras de Vereadores.

O vereador André Bandeira entregou homenagem à Coplacana pelos 70 anos de fundação, à Cooperativa Educacional Piracicaba – Escola Coopep, pelos seus 25 anos de fundação e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP – SP.

O evento será transmito em data ainda a ser definida pela TV Câmara Canal 8 da NET, TV Digital canal 60.4 UHF, VIVO Fibra canal 9, facebook/camarapiracicaba, youtube/camarapiracicaba, Rádio Câmara Web e também pelo endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br

 

Dia Internacional do Cooperativismo

Inicialmente denominada como “Dia da Cooperação”, posteriormente, chamada de “Dia do Cooperativismo” e atualmente de “Dia Internacional do Cooperativismo", se tornou oficial em 1994, porém a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebrou pela primeira vez o Dia Internacional em 1923, instituindo a data com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo.

No Brasil, por volta de 1610, começou a construção de um estado cooperativo, através das mãos dos jesuítas e por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico.

Foi somente em 1847 que o movimento cooperativista surgiu no Brasil, nos sertões do Paraná, seguindo modelos europeus. As cooperativas de crédito, arruinado desde meados dos anos 60 e durante a década de 70, buscaram novamente seu espaço.

Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas. No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil.

No final da década de 50, um terceiro – e último – modelo de cooperativa chegou ao país, através de Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como era conhecida. Ela foi a responsável pela organização e a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil.

Atualmente, existem cerca de 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. A partir dessas cooperativas surgiram mais de 168 mil empregos diretos, distribuídos entre agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação. O modelo do cooperativismo de crédito soma mais de 1.000 cooperativas e mais de 1 milhão de associados.

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Imagens de TV:  Emerson Pigosso - MTB 36.356
Reportagem de TV:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Edição de TV:  Emerson Pigosso - MTB 36.356


Homenagem André Bandeira Pedro Kawai

Notícias relacionadas