PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2017 Aumentar tamanho da letra
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11 DE OUTUBRO DE 2017

Curso gratuito mostra como usar redes sociais a favor do turismo


Escola do Legislativo promoveu o segundo dos quatro encontros da série denominada "Agregando valores na rede de negócios de produtos turísticos".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Lucas do Nascimento Machado (estagiário) (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Encontro mostrou como o turismo pode se beneficiar da arquitetura e das redes sociais

Encontro mostrou como o turismo pode se beneficiar da arquitetura e das redes sociais
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Encontro mostrou como o turismo pode se beneficiar da arquitetura e das redes sociais

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Encontro mostrou como o turismo pode se beneficiar da arquitetura e das redes sociais


O potencial a ser explorado no turismo de Piracicaba e como usar as redes sociais para expandir negócios ligados ao setor foram os temas abordados pelo arquiteto e urbanista Moacyr Corsi Jr. e pelo jornalista Rafael Bitencourt em mais um curso de acesso gratuito à população promovido pela Escola do Legislativo, na tarde desta quarta-feira (11).

A aula, que atraiu 20 inscritos à sala de reuniões do segundo andar do prédio anexo da Câmara, foi a segunda da série de quatro encontros denominada "Agregando valores na rede de negócios de produtos turísticos", que teve início no dia 4 e vai até o próximo dia 25.

Com especialização em patrimônio histórico, Corsi Jr. exibiu números que apontam o potencial turístico que o Brasil ainda tem a explorar, já que atrai apenas 6,6 milhões de estrangeiros por ano ––marca bastante inferior, por exemplo, aos 40 milhões de visitantes que a cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, recebe em igual período.

O arquiteto mostrou que um dos trunfos para a valorização do turismo numa localidade está em sua arquitetura, seja nas construções que se consolidam como ícones, a exemplo do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou na forma como alguns lugares são mundialmente reconhecidos ––caso de Veneza, na Itália, cidade famosa por sua geografia única.

Tal aspecto, ressaltou Corsi Jr., também se verifica em Piracicaba, onde nove das 10 atrações mais recomendadas por internautas que seguem o site TripAdvisor, referência em dicas de viagens, são patrimônios históricos ––a exceção é o Shopping.

Para Corsi Jr., o dialeto caipiracicabano, a cachaça e a Festa do Divino são exemplos de bens imateriais que podem ser usados para a consolidação do turismo local. "O produto não é apenas o que se oferece, mas a experiência que ele pode gerar para o turista. Precisamos mostrar para ele algo tangível, que ele possa ver, sentir o cheiro", argumentou.

COMUNICAÇÃO - Jornalista com passagens por meios de comunicação locais e pela Secretaria Municipal da Ação Cultural, Bitencourt listou os aspectos que devem ser levados em conta por profissionais que atuam no turismo e desejam tirar proveito das redes sociais e dos veículos tradicionais de mídia para alavancar seus negócios.

As dicas passadas por Bitencourt incluem ter estratégias de comunicação digital, definir objetivos e metas, interagir com o público, não ser arrogante, investir em engajamento e em anúncios pagos nas redes sociais, criar experiências, analisar o momento e o ambiente e não abrir mão da mídia tradicional.

O jornalista destacou, ainda, o alcance de vídeos postados em plataformas virtuais, citando estudos que indicam que esse tipo de publicação é o que mais gera engajamento. "Até 2020, 80% da comunicação direta nas redes sociais será realizada por meio de vídeos", afirmou.

Professora da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Taís Lacerda apontou a aproximação com os centros de ensino superior e de pesquisa como uma das medidas para expandir o turismo na cidade. "É preciso explorar essa relação para gerar oportunidades. E elas podem surgir com o bom uso dos canais de comunicação e a valorização de nosso patrimônio", comentou.

Diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame (PSDB) exaltou a possibilidade aberta pela Câmara na oferta de mais um curso de qualificação gratuito à população. "A ideia da Escola do Legislativo é trazer cada vez mais lideranças para esta Casa, que é o Poder mais próximo do povo. Ocupar este espaço depende de nós", frisou.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Tópicos: Escola do LegislativoNancy Thame

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