PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2019

Coronel Adriana homenageará restaurante por aniversário de 10 anos


Moção de aplausos 39/2019 foi aprovada na 13ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), entregará a moção de aplausos 39/2019 a Raquel Fessel e Fernando Berá, proprietários do restaurante Capitão Gancho, pelos 10 anos de existência do estabelecimento em Piracicaba. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (21), na 13ª reunião ordinária.

“Raquel e Fernando, durante dez anos, resistiram aos percalços e crises, sempre honrando seus compromissos, gerando empregos diretos e indiretos e se dedicando ao máximo ao bem-estar de empregados e clientes, o que enaltece o turismo gastronômico da cidade” disse Coronel Adriana.

Raquel Fessel tinha entre 14 e 15 anos quando, no caminho para o passeio do colégio para o Zoológico de São Paulo, em um restaurante, notou o cardápio harmonizado e os nomes dos lanches, que eram relacionados aos dos animais (Juba de Leão, Bafo de Onça) e, no mesmo instante, pensou que gostaria de um dia abrir seu próprio restaurante, com um cardápio semelhante.

O sonho permaneceu guardado até meados de março de 2009, época em que vendia doces em bancos e comércios na Vila Rezende, enquanto o marido Fernando Bera trabalhava como gerente em uma Loja da rede Habib´s. Nesta época, Raquel soube que havia um ponto comercial à venda na rua do Porto e, após conversar com o proprietário e ele aceitar que ela entregasse seu carro como parte do pagamento, realizou a compra do ponto. 

A partir deste momento, o Capitão Gancho se tornou o novo componente da orla turística de Piracicaba. Inicialmente, os proprietários obtiveram pouco retorno do restaurante, por causa da localização, no último bolsão entre dois restaurantes tradicionais, e da falta de adesão do público para uma novidade.

Além disso, no início de 2012, o rio Piracicaba transbordou. Os proprietários perderam tudo do restaurante. Em dezembro deste mesmo ano, outra tragédia abateu a família: a morte prematura do filho Danilo Fessel.

Mesmo com as dificuldades, o casal se reergueu, Fernando concluiu o curso técnico em agroindústria na Fatec Piracicaba. Durante o curso, desenvolveu como TCC o bolinho de tilápia com parmesão, sucesso na apresentação das feiras da Fatec, que se tornou o produto mais vendido como entrada no restaurante e recebeu o prêmio pela inovação no desenvolvimento e sucesso na aceitação do público.

Com experiência em segurança alimentar, Fernando qualificou os funcionários do restaurante, enfatizando a importância da qualidade na preparação dos alimentos e atendimento aos clientes.

O Capitão Gancho, hoje, é reconhecido com o selo turístico gastronômico de atendimento e serviço e segurança alimentar da Secretaria de Turismo e da Vigilância Sanitária. E possui excelência em avaliação pela Agência Interacional de Turistas TripAdvisor, nos anos de 2017 e 2018.

Coronel Adriana utilizou a tribuna para reiterar a importância da moção e prestar elogios a Raquel Fessel e Fernando Berá, que acompanharam a votação. "São pessoas como essas que fazem a diferença na cidade, que fazem com que a cidade cresça. Sou frequentadora há anos e posso atestar a qualidade do serviço."

O vereador André Bandeira (PSDB) também destacou a importância dos pequenos empreendimentos para a economia do município e elogiou a qualidade do atendimento do restaurante Capitão Gancho.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Bira Toledo - MTB 27.332 Márcio Braga - MTB 62.377


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas