PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE NOVEMBRO DE 2018

Coronel Adriana enaltece campanha para manejo de produto eletrônico


Vereadora entregou a moção de aplausos 123/2018 ao Rotary Club pela realização do Projeto Recitrônico



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), homenageou o Rotary Club pela realização da quinta edição do Projeto Recitrônico, campanha para retirar de circulação de equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias em desuso desenvolvia no dia 4 de agosto, na Casa da Amizade, espaço de encontro dos membros rotarianos.

“É importante destacar o excelente trabalho desenvolvido pelos rotarianos. Temos muita dificuldade para fazer este tipo de ‘reciclagem’, onde simplesmente descartamos estes materiais”, disse Coronel Adriana. Ela citou as características dos eletrodomésticos que levam ao acúmulo de produtos e lembrou da necessidade de haver postos de recebimento.

Os eletrônicos são responsáveis por 80% da demanda do minério índio, utilizado em telas de LCD, 80% de rutênio (usado em hardwares), 15% de cobre e 3% de ouro e prata, além da grande quantidade de plásticos, metais e vidros que compõem os eletrônicos e levam séculos para se decompor.

Realizado pela primeira vez em março de 2017, o Recitrônico arrecadou, naquela oportunidade, 300 quilos de equipamentos. Na quinta edição, chegou a 4,5 toneladas de materiais, incluindo máquinas de escrever, celulares, secretárias eletrônicas, mesas de som e até aparelho de ultrassom.

Foram envolvidos 20 voluntários das oito unidades do Rotary Club instalados em Piracicaba, o equivalente a 167 famílias. Eles tiveram apoio dos Rotarcts e Interacts.

Jaime Alexandre, do Rotary Club Vila Rezende, falou da satisfação em receber a homenagem e ressaltou que a postura do Rotary, com o Recitrônico, resolve dois problemas: das pessoas que querem descartar os equipamentos eletrônicos e de pessoas que querem comprar.

Ele mostrou alguns dos equipamentos que foram coletados, como um secador, celular antigo (do estilo “tijolão”) e um barbeador elétrico. “O nosso objetivo é fazer da Casa da Amizade um local de descarte, todo sábado do mês, para receber estes materiais”, enfatizou.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Homenagem Adriana Nunes

Notícias relacionadas