
07 DE FEVEREIRO DE 2018
Terceiro encontro do Ciclo será quarta-feira (7), às 19h, no Plenário Francisco Antonio Coelho
Encontro do Ciclo de Discussões ocorrerá no Plenário Francisco Antonio Coelho
Dando continuidade aos encontros sobre o projeto de lei complementar 17/2017, que trata do Plano de Carreira dos Professores Municipais, acontece nesta quarta-feira (7), às 19h, no Plenário Francisco Antonio Coelho, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o 3º Encontro de Discussões do Luto pela Educação.
Presidida pelo chefe do Legislativo, Matheus Erler (PTB), o tema é “Formação, valorização e condições de trabalho” dos profissionais da educação da cidade.
Coordenado pela professora Vanessa Pupo, o movimento ‘Luto pela Educação’ é formado por docentes da rede pública municipal de ensino e solicitou a abertura da Casa para discussão do tema. Para Erler, o Plano de Carreira é exemplo de como o Legislativo piracicabano está se fortalecendo como espaço público.
“Começamos a discussão do PLC ano passado e desde o início deixamos claro que o projeto só seria votado quando os vereadores tivessem as informações necessárias. A Câmara está se transformando em um local de abertura e diálogo”, comentou.
Dando início ao Ciclo de Discussões, o primeiro encontro aconteceu em 6 de dezembro e teve como tema o Atendimento à criança. Na semana seguinte, dia 13/12, o movimento trouxe ao plenário as divergências em relação às perdas dos profissionais. De autoria do Executivo, o Plano inclui metas do Plano Nacional de Educação, definido pela Lei Federal 13.005/2014, que orienta e aprimora políticas públicas.
O projeto levantou questionamentos de vários seguimentos da área da educação. Além do Ciclo, os vereadores já se reuniram com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e com a Secretária de Educação, Angela Corrêa. Segundo Erler, a Câmara vai continuar ouvindo, mas vai realizar atividades para que se chegue a um consenso.
“O Plano de Carreira dos Professores é essencial não só aos profissionais, mas à população piracicabana. A discussão é longa, estamos desde o ano passado ouvindo todas as vertentes, mas é necessário que comecemos a buscar um consenso. Isso não significa que vamos acelerar o processo, mas vamos amadurecer as sugestões”, disse.