PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2016

Câmara integrará ações do movimento Maio Amarelo


Vereadores aprovaram PDL 1/2016, de André Bandeira (PSDB), que inclui Legislativo em ações para prevenção de acidentes de trânsito



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Foi aprovada a participação da Câmara de Vereadores de Piracicaba nas ações ligadas ao evento denominado Maio Amarelo, campanha de prevenção de acidentes de trânsito. A proposta de inclusão do Legislativo partiu do vereador André Bandeira (PSDB), que apresentou o projeto de decreto legislativo (PDL) 1/2016, aprovado durante a 19ª reunião ordinária na segunda-feira (11). 

“O movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”, destaca o vereador André Bandeira, no texto de justificativa do PDL 1/2016. “O objetivo é desenvolver ação coordenada entre poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta a segurança viária”, destacou o parlamentar. 

Acompanhando o sucesso de outros movimentos – Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam, respectivamente, da prevenção e tratamento do câncer de mama e próstata –, Maio Amarelo estimula a promoção de atividades voltadas ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito. 

Com a autorização da participação da Câmara de Vereadores, será possível usar o símbolo do movimento, um laço amarelo, em diversas atividades da Casa de Leis, assim como será possível contribuir na confecção de cartazes, panfletos, faixas, mesas e cadeiras para coletas de assinaturas, contribuindo para disseminar os valores da boa convivência no trânsito, com o intuito de diminuir os acidentes. 

A Câmara poderá ainda dispor do corpo de funcionários, equipamentos, veículos oficiais, equipe de cerimonial e demais bens e serviços no movimento, assim como ela própria poderá organizar ações, programas e parcerias com órgãos públicos de qualquer esfera de governo e entidades sem fins lucrativos. 

ONU - A Assembléia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. O documento foi elaborado com base em estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. 

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos; o segundo entre 5 a 14 anos; e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam custo de US$ 518 bilhões por ano ou percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas