PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MAIO DE 2017

Câmara homenageia bispo emérito da Diocese de Lins, Dom Irineu Danelon


Reconhecimento enfatiza o ato de humanidade desenvolvido com a comunidade e com as igrejas de Lins, de Piracicaba e região.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageou o Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon

Câmara homenageou o Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageou o Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon

Câmara homenageou o Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon

Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageou o Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon

Câmara homenageou o Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageou o Bispo Emérito de Lins, Dom Irineu Danelon






A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB), por intermédio da moção 49/2017, de sua autoria, parabenizou o bispo emérito da Diocese de Lins, Dom Irineu Danelon, por ato de humanidade desenvolvido com a comunidade e com as igrejas em Piracicaba e região. A entrega da comenda aconteceu no expediente da 27ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (15), às 20h00.

O vereador Tozão destacou a importância da Câmara reconhecer o trabalho do religioso e,  falou de sua admiração pela capacidade de uma pessoa, que além de evangelizar, agrupar, unir, faz com que as pessoas vejam em Jesus Cristo a semelhança de cada um de nós. Em suas palavras de agradecimento, Dom Irineu reafirmou que agora está batizado e crismado como cidadão.

No teor da moção, o vereador Tozão mostra um pouco da trajetória de Dom Irineu, que nasceu em Piracicaba, no dia 04 de Abril de 1940. Frequentou o Grupo Escolar Dr. João Conceição, propriedade dos Capuchinhos, que cederam a escola para os educadores Salesianos, enviados à Piracicaba por determinação do Papa Pio XII.

Irineu, ao terminar seus estudos primários, recebeu bolsa de estudo por parte dos Salesianos. Em 1955, ele, após ter estudado no Colégio Salesiano Dom Bosco, como aluno da primeira turma, apadrinhado pelo Pe. Pedro Baron e Eduardo Afonso, seguiu para o seminário Salesiano em Lavrinhas-SP.

Foi ordenado sacerdote por Dom Ladislao Paz, no dia 16 de setembro de 1967, em São Paulo, na Igreja do Santuário Coração de Jesus. Como sacerdote, trabalhou no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora em Campinas – SP, nas frentes de trabalho da comunidade salesiana em Lorena – SP.

Em 1976, assumiu como coordenador da pastoral da juventude e animador da pastoral vocacional de toda Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora: São Paulo e Paraná. Pouco tempo depois se tornou inspetor da Inspetoria de São Paulo.

Com o falecimento de Dom Walter Bini, em 02 de dezembro de 1987, a vacância da diocese cessou em 27 de fevereiro de 1988, com a posse de Dom Irineu Danelon, que fora eleito em 02 de dezembro de 1987, pelo saudoso Papa João Paulo II e ordenado em 31 de janeiro de 1988, que até hoje está entre nós como sétimo Bispo de Lins. Seu pastoreio é o mais longo na história de nossa Diocese, 26 fecundos anos.

A 23 de Março de 1994, pela Bula Progredien Usque, o Papa João Paulo II, cria a Diocese de Araçatuba, totalmente desmembrada de Lins, tendo Dom José Carlos Castanho de Almeida, na época, Bispo de Itumbiara – GO, como primeiro Bispo.

Do governo de Dom Irineu, pode-se destacar até os momentos as seguintes realizações: criação das paróquias de São Benedito / São Cristóvão (Birigui), santo Antonio em Uru  e Divino Espirito Santo Santa Terezinha, Sagrada Família, e Santa Clara, essas três últimas em Penápolis, São Lucas Evangelista, São Judas Tadeu, em Lins, e Santa Luzia em Promissão Paróquia São José em Penápolis, e a reativação da Concatedral Santa Isabel da Hungria em Cafelândia , Santo Expedito em Lins, Nossa Senhora de Guardalupe em Pirajuí, Nossa Senhora de Guardalupe em Lins, São Miguel Arcanjo em Lins e Nossa Senhora Aparecida em Pirajuí, reabertura do Seminário Nossa Senhora do Rosário em Lins, Criação da Rádio Regional Esperança FM, em 18 de junho de 1992, criação das Casas de Formação em Cafelândia, do Seminário Propedêutico Sagrada Família em Lins , Seminário de teologia Nossa Senhora Salette em Marília, a Casa para sacerdote idosos em Lins Ainda destaca-se a criação do Cursos modular Teológico para Leigos, curso Bíblico Ecumênico Diocesano e a Escola São Lourenço para formação de Diáconos Permanentes.

O Santo Padre, o Papa Francisco aceitou a renúncia de D. Irineu Danelon, a 30 de setembro de 2015, nomeou o novo bispo diocesano de Lins, passando a partir dessa a Bispo Emérito de Diocese de Lins.

Ao longo desses 27 anos no episcopado, Dom Irineu participou ativamente da vida da Igreja no Brasil, assumindo vários cargos da CNBB. Fundou e ajudou a organizar, em nível nacional a Pastoral da Sobriedade. Dom Irineu ordenou 99 dos Diáconos Temporários (religiosos e Diocesanos), 13 Diáconos permanentes e 127 presbíteros entre religiosos e diocesanos, foi consagrante de dois bispos e co-consagrante de outros quatro bispos.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas