PIRACICABA, SÁBADO, 17 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

18 DE OUTUBRO DE 2008

Câmara entrega medalha de Mérito Legislativo a Roberto Cabrini


Na noite de hoje (18/10), recebeu a medalha de Mérito Legislativo da Câmara de Vereadores o jornalista piracicabano Roberto Cabrini. A propositura da homenagem é da (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Na noite de hoje (18/10), recebeu a medalha de Mérito Legislativo da Câmara de Vereadores o jornalista piracicabano Roberto Cabrini. A propositura da homenagem é da vereadora Márcia Pacheco (PSDB).

Compuseram a mesa de honra a vereadora Márcia Pacheco, que representou o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB); o vice-prefeito Sérgio Pacheco, representando o prefeito Barjas Negri e o diretor regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Martim Vieira Ferreira.

Márcia Pacheco parabenizou Cabrini por sua trajetória de sucesso e disse que é motivo de orgulho para a Câmara de Vereadores receber e homenagear o jornalista. "Por ser extremamente competente, responsável, verdadeiro e determinado, temos hoje a honra de entregar a medalha de Mérito Legislativo a este brilhante profissional do jornalismo" destacou a vereadora.

Martim Vieira também discursou parabenizando o colega de profissão, declarando que Cabrini é um exemplo para o jornalismo brasileiro. "Muito nos honra essa referência que a Câmara faz a esse nobre jornalista, que é um ídolo da imprensa nacional. Esperamos um breve retorno deste filho piracicabano a esta terra", disse.

Emoção

Um vídeo sobre a vida e carreira de Cabrini foi exibido durante a solenidade, emocionando o homenageado. Os radialistas Márcio Terra, Duarte Yamanaka e os jornalistas Paulo de Tarso, Fernando Mitre e Juarez Soares falaram sobre o talento que levou Roberto Cabrini a ser considerado um dos maiores jornalistas brasileiros.

Cabrini agradeceu à Camara e à vereadora Márcia Pacheco pela homenagem. "Poucas vezes me senti tão comovido como estou me sentindo com esta homenagem. Vocês conseguiram retratar com grande sensibilidade tudo que sempre busquei. Por mais que viajemos por este mundo, nenhum lugar é mais importante que a nossa pátria, que a nossa terra, que a nossa casa. Receber uma homenagem aqui, na minha cidade, é muito emocionante", discursou o jornalista.

De Piracicaba para o mundo

Roberto Cabrini nasceu em Piracicaba, em 1960. Começou sua carreira na Rádio A Voz Agrícola de Piracicaba, aos 15 anos. Aos 17, foi contratado pela Rede Globo, sendo na época o mais jovem repórter da emissora.

Em seus 30 anos de carreira, Roberto Cabrini cobriu guerras do Afeganistão, Iraque, Palestina, Camboja, Caxemira e Haiti. Participou de cinco Olimpíadas e quatro Copas do Mundo. Foi correspondente internacional por oito anos, ficando quatro em Londres e quatro em Nova York, além de realizar coberturas em mais de 50 países.

Foi responsável pelos maiores picos de audiência em programas jornalísticos da TV brasileira. Destacaram-se em seus trabalhos a entrevista com Paulo César Farias, tesoureiro da campanha do ex-presidente Fernando Collor, a cobertura da Guerra do Golfo e a série de reportagens sobre os atentados ao World Trade Center.

Como repórter investigativo, Cabrini foi responsável por reportagens e entrevistas que marcaram a história. Localizou Paulo César Farias em Londres, em 1993, após um longo período de desaparecimento e a fraudadora do INSS, Jorgina Maria de Freitas, em 1997.

Também conseguiu uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Fernando Collor no auto-exílio em Miami, em 1995, e elucidou o caso do vôo 254, ocorrido em 1989.

Coube a Roberto Cabrini anunciar para o Brasil a morte do tri-campeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, após acidente durante o Grande Prêmio de San Marino. Ele também fez a primeira entrevista com o jamaicano Ben Johnson, recordista nos 100 metros rasos, depois do escândalo com as drogas e anabolizantes em Seul.

O jornalista recebeu vários prêmios, dentre os quais se destacam: Troféu Imprensa na categoria Melhor Repórter da TV Brasileira (1993); Prêmio APCA na categoria Melhor Programa Jornalístico (1995); Menção Honrosa no Prêmio Vladmir Herzog (1996); vencedor do 14º Prêmio de Direitos Humanos (1997); vencedor do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo (1998) e Leão de Ouro na categoria Melhor Jornal (2003).

 

Ademir Barbosa - MTb 54.006 / Patrícia Sant’Ana Amancio - MTb 24.154

Fotos: André Stênico



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Homenagem Márcia Pacheco

Notícias relacionadas