PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE JULHO DE 2015

Câmara celebra aniversário da cidade e 40 anos de sua sede própria


Reunião solene às 10h deste sábado marcará os 248 anos de Piracicaba, as quatro décadas da atual sede da Câmara e a entrega do título de "Contabilista do Ano".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Os 40 anos da sede própria da Câmara serão comemorados neste sábado, a partir das 10h



A Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza no próximo sábado (1º) reunião solene em alusão aos 248 anos de emancipação política do município. Na ocasião, o Legislativo também comemorará os 40 anos da "conquista" de sua sede própria na rua Alferes José Caetano e, ainda, concederá o título de "Contabilista do Ano" a Paulo Roberto Franhani, em uma iniciativa do vereador e presidente da Casa, Matheus Erler (PSC).

A cerimônia terá início às 10h, no salão nobre, e contará com um caráter diferente, já que acontecerão três ações: primeiro, a leitura de texto em referência ao aniversário de Piracicaba, depois a entrega do título de "Contabilista do Ano" e, na sequência, a celebração da conquista de atual sede da Câmara, inaugurada oficialmente em 1º de agosto de 1975. O público também poderá conferir, durante a solenidade, duas apresentações dos alunos do coral do Projeto Guri.

Erler destacou a abrangência e o significado da reunião solene deste sábado e a lembrança das quatro décadas de funcionamento do Legislativo piracicabano no prédio da rua Alferes José Caetano. "Comemoraremos 40 anos de um grande feito: a conquista da sede própria do Legislativo. Uma força-tarefa de todos os funcionários desta Casa, que celebram o passado no presente e fazem o futuro!", afirmou o presidente da Câmara.

Para festejar a data histórica, foi nomeada uma comissão que propôs uma série de atividades, incluindo homenagens aos vereadores e ao prefeito da época e aos três arquitetos responsáveis pelo projeto do Paço Municipal.

Durante todo o mês de julho, a comissão promoveu encontros com 8 dos 17 vereadores da legislatura 1973-1976, com o ex-prefeito Adilson Maluf e com os arquitetos Cyro Otávio Gatti Ferraz de Toledo, João Chaddad e Walter Naime. Em meio às conversas, foram captados depoimentos para a produção de um vídeo sobre a história da construção da sede do Legislativo, que será exibido neste sábado, na reunião solene.

"Esse evento reforça o civismo e incentiva as pessoas a procurarem suas raízes. Aqui é a Casa do Povo e ––digo novamente–– onde ele deve estar! É imprescindível que cada cidadão se identifique e reconheça suas origens, comparecendo a essa solenidade no dia 1º, que coincide com o aniversário de nossa cidade", acrescentou Erler.

HOMENAGEADOS - Serão homenageados na reunião solene: Adilson Maluf (prefeito de Piracicaba entre 1973 e 1976); Américo Perissinotto (vice-prefeito, em memória); os ex-vereadores Antônio Messias Galdino, Benedito Fernandes Faganello, Frederico Alberto Blaauw, Jairo Ribeiro de Mattos, Milton Nascimento, Ovídio Sátolo, Rubens Leite do Canto Braga e Luiz Antônio Rolim; em memória, os ex-vereadores Antônio Mendes de Barros Filho, tenente Elias Domingos da Silva, José Alcarde Corrêa, Eulógio Sobrinho (Loginho), Milton Camargo, Arthur Domingues da Motta, Braz Rosilho, Haldumont Nobre Ferraz, Mario Stolf, Newton da Silva e Waldyr Martins Ferreira; e os arquitetos Cyro Otávio Gatti Ferraz de Toledo, João Chaddad e Walter Naime.

O PROJETO - A ideia de comemorar os 40 anos da "conquista" da sede própria da Câmara de Vereadores de Piracicaba surgiu do Departamento de Cerimonial, que apresentou a proposta aos departamentos de Comunicação, Documentação e Arquivo e Administrativo-Financeiro. A partir de um consenso, um projeto foi levado à aprovação da Mesa Diretora.

Instituiu-se, então, uma comissão para trabalhar na organização do evento, composta por servidores sob a coordenação do vereador e vice-presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PMDB). "A partir da proposta, todos os departamentos foram contagiados e dezenas de ideias foram surgindo e contempladas no roteiro da reunião solene do próximo sábado", ressaltou Miromar Rosa, do Departamento de Cerimonial, ao comentar sobre a iniciativa.

Fábio Bragança, diretor de Documentação e Arquivo, destacou a importância de registrar a história da sede do Poder Legislativo por meio dos autores do projeto. "Os arquitetos que projetaram o prédio da Câmara fazem parte da história viva da cidade. E, por meio dos departamentos, a Câmara vai reunir um rico material que ficará disponível no arquivo do Legislativo para toda a população."

Carlos Eduardo Gaiad, diretor de Comunicação, enfatizou que "a proposta faz parte do conjunto de ações determinadas pela atual Mesa Diretora para aproximar ainda mais a Câmara da população". "Além disso, é um marco no resgate da história do Poder Legislativo piracicabano e um documento para a posteridade", completou.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Câmara Matheus Erler

Notícias relacionadas