PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE FEVEREIRO DE 2024

Câmara aprova requerimentos sobre infraestrutura de prédios públicos


Pacote de seis requerimentos de autoria do vereador Cássio Fala Pira foi aprovado pelo Plenário; quatro questionam problemas em unidades de saúde



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Câmara realizou a 1ª Reunião Ordinária de 2024 nesta quinta-feira (1º)

Câmara realizou a 1ª Reunião Ordinária de 2024 nesta quinta-feira (1º)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Cássio Fala Pira é autor dos requerimentos sobre os prédios públicos

Vereador Cássio Fala Pira é autor dos requerimentos sobre os prédios públicos
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Câmara realizou a 1ª Reunião Ordinária de 2024 nesta quinta-feira (1º)






A Câmara Municipal de Piracicaba retomou, nesta quinta-feira (1º), os trabalhos legislativos com a realização da 1ª Reunião Ordinária de 2024, após o recesso parlamentar. Na primeira sessão deste ano, os vereadores aprovaram, em regime de urgência, um pacote de requerimentos que questionam o Poder Executivo sobre problemas na infraestrutura de prédios públicos.

Foram apresentados seis requerimentos dessa natureza, todos de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. No requerimento nº 23/2024, o parlamentar questiona sobre a falta de ventiladores e equipamentos de ar-condicionado na unidade do PSF (Programa Saúde da Família) do IAA, assim como problemas de manutenção, como fios soltos nas paredes e trincas.

Ao justificar voto, o autor comentou ainda sobre o problema da falta de segurança na unidade, que teria sofrido três furtos no período de um mês. O mesmo assunto foi abordado pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), também na declaração de voto, ao avaliar que essa situação é resultado da falta de investimentos na segurança pública. O vereador Paulo Campos (Podemos) confirmou que também tem recebido reclamações nesse sentido em relação à unidade.

Outro requerimento aprovado foi o 66/2024, em que Cássio Fala Pira aponta também a falta  de ventilação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Piracicamirim, além de problemas como paredes sem reboco e sem pintura, porta quebrada e outros. Na justificativa de voto, Trevisan Jr. destacou o desconforto da população, ao se acumular na recepção da unidade, sem ventiladores e ar-condicionado. Cássio Fala Pira voltou a falar da reclamação de usuários e servidores diante dos dias de calor. O vereador Pedro Kawai (PSDB), ao justificar voto, ainda comentou sobre a falta de investimento em manutenções de pequeno porte.

Já o líder do governo, vereador Josef Borges (Solidariedade), explicou que foi licitada e assinada a ordem de serviço para a reforma de várias UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família). Ele lembrou que esses prédios demandavam reformas estruturais há muitos anos e agora serão contemplados.

Ainda na área da saúde, no requerimento 67/2024, Cássio Fala Pira cita também a falta de ventilação na unidade do COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) e exibiu um vídeo em que demonstra os equipamentos de ar-condicionado quebrados no prédio. No requerimento 102/2024, Cássio Fala Pira questiona a falta de limpeza da caixa d’agua, lixos hospitalares expostos, armazenamento incorreto de cilindros de oxigênio, paredes mofadas e portas sem manutenção na UPA da Vila Rezende.

Corte de água – Já o requerimento 69/2024, além dos problemas de infraestrutura do prédio onde está instalada a Inspetoria Regional 2 da Guarda Civil de Piracicaba, na Vila Industrial, denuncia o corte do fornecimento de água no imóvel pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Ao justificar voto, Cássio Fala Pira exibiu um vídeo de quando esteve no local e comprovou a falta de água na inspetoria da Guarda. “Pasmem, mas cortaram a água da Guarda Municipal, ou seja, a Prefeitura não pagou a água dela mesma. Os servidores não tinham nem água para beber”, afirmou. Ele explicou que o problema ocorreu após a legislação que autorizou a cobrança do serviço prestado também nos prédios públicos.

Ao justificar voto, Trevisan Jr. lembrou que já apresentou um requerimento em que questiona o custo do fornecimento de água para as escolas municipais e demais prédios públicos. Criticou ainda a agilidade do Semae para efetuar o corte da água, que não ocorre para a execução de serviços, como conserto de calçadas e vazamentos.

Em outro requerimento aprovado, o 68/2024, Cássio Fala Pira aponta as deficiências nos serviços de manutenção do imóvel onde funciona o Poupatempo Municipal, na avenida Armando Salles de Oliveira, como materiais expostos, falta de ventiladores e ventilação, ar-condicionado sem funcionamento, fios soltos nas paredes, assentos sem manutenção e bebedouro entupido.

Na 1ª Reunião Ordinária de 2024, ainda foi aprovado o requerimento nº 105/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que solicita informações sobre a Praça da Boyes. E ainda a moção de aplausos 258/2023 a Karina Caminaga Lima, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante).

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 1ª Reunião Ordinária de 2024.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Sergio da Van

Notícias relacionadas