PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MAIO DE 2014

Câmara abre mostra itinerante 'Conhecendo Almeida Jr.'


Realizada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), exposição conta com 20 reproduções de obras do artista conhecido por retratar o caipira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Foi uma feliz coincidência a escolha do quadro “Garoto com banana”, de 1897, para ser o cartaz da XXVI Mostra Almeida Junior 2014. De olhar matreiro, como se quisesse esconder uma peraltice, o menino come o fruto que, desde a semana passada, virou ícone pop. Lá no final do Século XIX, o artista ituano (mas falecido em Piracicaba) queria demonstrar o estilo de vida simples do caipira. No contexto atual, a imagem ganha novos contornos e reforça a atualidade iconoclasta de Almeida Jr. 

Na tarde desta terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Piracicaba abriu a mostra itinerante “Conhecendo Almeida Junior”, paralela ao acervo principal em exposição desde sexta-feira (2) na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. São 20 reproduções em plástico acrílico – material que facilita a locomoção das peças, já que pretende-se levá-las a escolas da rede pública e privada – onde a ênfase são os temas que tornaram Almeida Jr. famoso (vida no campo), mas também cenas religiosas e paisagens. 

“Almeida Jr. é muito reverenciado por retratar o caipira, o homem do campo, mas ele vai além apenas deste aspecto, já que suas obras envolvem o ambiente geral da vida rural”, diz Fábio Bragança, historiador da Câmara de Vereadores e Piracicaba e curador da mostra que é realizada pelo gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB). “Mas tudo tem o objetivo de enaltecer a simplicidade e refazer estigmas que, no final do Século XXI, eram muito comuns, de que o caipira era preguiçoso”, enfatiza Bragança. 

O curador da mostra aproveitou o espaço para desafiar o visitante a pensar sobre a figura do caipira. Além das 20 reproduções (19 delas com legendas e a última “livre de observações prévias”, sugere Bragança), um mural com a pergunta “Qual a primeira coisa que vem a sua mente quando o assunto é caipira?” brinca com o imaginário de cada a um a respeito deste universo tão rico de observações. “Almeida Jr. combateu estereótipos, desafiou estigmas, por isso é bacana esta reflexão”, estimula. 

No caso do “Garoto com banana”, escolhido em fevereiro para ser o cartaz que envolve a mostra principal, e as duas paralelas (no dia 13, outra será aberta no Museu Prudente de Moraes), o menino pede cumplicidade ao observador enquanto degusta o “fruto proibido”. Arremessada ao campo de futebol como ofensa, o jogador come com desdém como ato natural antes de chutar a bola. De maneira distinta e distante por mais de um século, os momentos se unem em desafio à autoridade opressiva. 

A solenidade de abertura da mostra itinerante “Conhecendo Almeida Jr.” contou com a presença dos membros da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP), entre eles a presidentes Gracia Nepomuceno, entidade parceira na confecção das reproduções, que foram retiradas do catálogo “Almeida Jr., um criador de imagens”. 

“É muito importante que a Câmara de Vereadores de Piracicaba tenha este espaço de exposição, onde demonstra que a Casa de Leis é também um espaço para a cultura e o conhecimento”, observou o vereador Pedro Kawai (PSDB), realizador da mostra. A abertura contou, ainda, com a presença do vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente do Legislativo, representantes dos vereadores André Bandeira (PSDB) e Ronaldo Moschini (PPS), e do diretor de Comunicação, Carlos Eduardo Gaiad. 

SERVIÇO – Mostra itinerante “Conhecendo Almeida Jr.”. Até 30/5. Hall de exposições do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (Rua do Rosário, 833 – Centro). Realização: Câmara de Vereadores de Piracicaba; Gabinete do Vereador Pedro Kawai; e Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP). Entrada gratuita.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Exposição Pedro Kawai

Notícias relacionadas