PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE MAIO DE 2012

Ato marca dia nacional de combate ao abuso de crianças e ddolescentes


Foi realizado nesta sexta-feira (18/05), “ Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “, um ato na Praça José Bonifácio, que (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Foi realizado nesta sexta-feira (18/05), “ Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “, um ato na Praça José Bonifácio, que teve como  objetivo  alertar a população para o crime abuso sexual contra a criança e adolescentes que está crescendo em todo país.

O vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB), coordenador da campanha “Todos Contra a Pedofilia”, aproveitou o ato para distribuir material educativo e alertar a população sobre esse crime bárbaro e hediondo.

Segundo representantes do Conselho Tutelar, eles não tem como confirmar o abuso sexual, em caso de suspeita a vitima e a família são encaminhados para uma delegacia a fim de fazer o Boletim de Ocorrência e com base no que foi dito no documento a vitima é encaminhada para exames. Quando ocorre no dia um conselheiro tutelar acompanha a família.

Os conselheiros alertam que os abusadores, na maioria das vezes, são pessoas aparentemente normais e do círculo de confiança da vitima, como por exemplo, familiares, amigos, vizinhos, colegas ou mesmos os pais. Em alguns casos o abusador pode ser também desconhecido, que abordam a vitima pessoalmente ou pela internet.

Em Piracicaba a maioria dos casos registrados parte de denuncias anônimas que são apuradas pelo Conselho Tutelar. Em alguns casos fica claro que não houve abuso, que foi apenas sedução, mas mesmo assim é considerado que criança está em situação de risco.

Em Piracicaba são raros os casos que envolvem recém nascidos a maior parte é de crianças com idade entre cinco a 14 anos. Não constam registros de casos de assédio via internet.

O Procurador Geral do Município, Nilton Sérgio Bissolli, disse que o evento é de suma importância para alerta a população para esse tipo de crime. Ele parabenizou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, pelo trabalho que vem realizando com crianças e adolescentes e o vereador Paulo Henrique, pela campanha e criação da Tropa de Elite contra a pedofilia. Para ele crime esse crime é odioso. 

A Secretária Maria Angélica Guércio, comentou que o evento é de grande importância para incentivar a população a denunciar casos de abuso e alertar as famílias que tomem conta de suas crianças e tenham conhecimento sobre o contato delas com desconhecidos.

Segundo representantes do Centro de Doenças Infecto – Contagiosas (Cedic),toda a criança vitima de abuso é encaminhada a instituição para realizar exames e ser medicada. Eles comentaram que o SEST (Serviço Social de Transportes) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), há três anos realizam trabalho de orientação nas estradas do Brasil.

Para o vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro eventos como o ocorrido na praça são importantes para conscientizar e alertar a população para os crimes de abuso sexual em crianças e adolescentes que esta crescendo assustadoramente no Brasil. 

“A cada 60 segundos uma criança é violentada no país. Segundo pesquisas 76 por cento dos pedófilos estão no Brasil e por mês são colocados no ar mais de mil sites com conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes”, disse o parlamentar.

Durante todo o dia de hoje o vereador realizou pedágio em diversos pontos da cidade onde entregou material sobre a campanha “Todos Contra a Pedofilia”. Os funcionários da Câmara de Vereadores de Piracicaba,  da Academia Bio Ritmo e populares usaram roupas pretas em luto pelas crianças e adolescentes vitimas de violência sexual.


COMO DENUNCIAR

Em caso de suspeita de abuso sexual procure o Conselho Tutelar, Delegacia Especializada em crimes contra a criança ou adolescentes ou a Delegacia Comum. As denúncias também podem ser feitas através do Disque Denúncia Nacional – 100 ou Policia Militar 190.

 

Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154  e Luiza Mendo

Foto: Davi Negri _ MTb: 20.499



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Fórum Combate à Pedofilia Paulo Henrique

Notícias relacionadas