PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE FEVEREIRO DE 2019

Arquiteto falará em 11 de abril sobre habitação de interesse social


Programa de Athis (Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social) será tema de suspensão do expediente de reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira



Está agendada para 11 de abril a participação, no expediente da reunião ordinária, do arquiteto Maurilio Ribeiro Chiaretti, presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo. Ele falará do programa de Athis (Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social) e sua aplicação nos municípios.

No requerimento 144/2019, aprovado na 7ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (25), a vereadora Nancy Thame (PSDB) e o vereador Paulo Serra (PPS) afirmam que o Executivo e o Legislativo municipais têm "um papel fundamental para a promoção, a realização e a fiscalização da política urbana e habitacional, inclusive de melhorias habitacionais, e nesse caso inclui-se a assistência técnica".

Os parlamentares apontam a necessidade de regulamentação e operacionalização da Athis, com a criação de mecanismos que aproximem a demanda dos profissionais e tornem as ações do programa práticas sistêmicas e que dialoguem com a política urbana e habitacional.

"O programa já vem sendo desenvolvido em alguns municípios brasileiros e deve ser composto pelo Poder Público, por instituições de ensino, por organizações não-governamentais, por várias áreas profissionais (como arquitetos, urbanistas, engenheiros, assistentes sociais e advogados) e pela sociedade em geral", afirmam os vereadores.

"Portanto, trata-se de um assunto muito importante e oportuno, tendo em vista o processo da revisão do Plano Diretor e dos Planos Setoriais, entre eles o Plano Local de Habitação de Interesse Social, e a conscientização da sociedade em geral e dos gestores para a melhoria da qualidade de vida para todos", finalizam Nancy Thame e Paulo Serra.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Plano Diretor Paulo Serra Nancy Thame

Notícias relacionadas