PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE ABRIL DE 2014

Alunos do COC Piracicaba participam do Conheça o Legislativo


A partir de convite do vereador Matheus Erler (PSC), os estudantes participaram de palestras a respeito do trabalho dos legisladores



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


O vereador Matheus Erler (PSC) destacou a importância do Programa Conheça o Legislativo na formação de novos líderes. “O meu desejo é que daqui saiam novos políticos, seja deputado, prefeito, vereador”, disse ele, ao recepcionar na tarde desta segunda-feira, 7, alunos do 2º Colegial do COC Piracicaba. Erler enalteceu, ainda, a convivência democrática. “Cada um tem uma opinião, uma proposta, mas o desafio é chegar a um consenso que contribua para a população”, esclareceu o vereador. 

Criado em 2004, a partir da iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Programa Conheça o Legislativo possibilita uma tarde de aprendizado a estudantes da rede pública e particular de ensino. Durante duas horas e meia de programação, os alunos participam de palestras no salão nobre “Helly de Campos Melges” a respeito da formação histórica das câmaras, da divisão de poderes entre Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre a formatação das leis que regem a vida em sociedade. 

O professor Rafael de Paula Cardoso, do Colégio COC, destacou que decidiu trazer os alunos à Câmara de Vereadores de Piracicaba como um complemento às aulas de História sobre o Brasil Império e como se instalou o Estado no País. “Trabalhamos em sala de aula muito sobre a Independência e a grande influencia europeia nas instituições brasileiras”, recorda o docente. Da mesma forma, ele acredita que a vinda ao Legislativo serve como maneira de “sair da teoria” e “ver o funcionamento na prática”, avalia. 

“É importante os estudantes entenderem o quanto as decisões na Câmara afetam o cotidiano deles e o quanto eles são afetados tanto pelas questões positivas quanto negativas que envolvem o trabalho dos legisladores”, avaliou o professor.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Conheça o Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas