PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE ABRIL DE 2015

Alunos da EE Edson Rontani participam do Conheça o Legislativo


Durante simulação de voto vereador Paiva faz uso do artigo 405.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Jéssica Gaise (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Conheça o Legislativo - E. E. Edson Rontani

Conheça o Legislativo - E. E.  Edson Rontani
Foto: Jéssica Gaise (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Conheça o Legislativo - E. E. Edson Rontani

Conheça o Legislativo - E. E.  Edson Rontani
Foto: Jéssica Gaise (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Conheça o Legislativo - E. E. Edson Rontani

Conheça o Legislativo - E. E.  Edson Rontani
Foto: Jéssica Gaise (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Conheça o Legislativo - E. E. Edson Rontani - vereador Paiva

Conheça o Legislativo - E. E.  Edson Rontani  - vereador Paiva
Foto: Jéssica Gaise (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Conheça o Legislativo - E. E. Edson Rontani

Conheça o Legislativo - E. E.  Edson Rontani
Foto: Jéssica Gaise Salvar imagem em alta resolução

Conheça o Legislativo - E. E. Edson Rontani



Alunos da Escola Estadual Edson Rontani, do bairro Altos de Piracicaba, participaram na manhã desta quinta-feira (23) do Projeto “Conheça o Legislativo”, a convite do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT), que tem como objetivos mostrar aos estudantes o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, suas várias atribuições e responsabilidades e a função dos três poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário).

Durante a visita eles assistiram à palestra do historiador Fábio Bragança, que traçou um perfil histórico do surgimento e da importância das Câmaras, desde o ano de 1140, com o Rei Dom Afonso Henriques em Portugal e, das primeiras Câmaras a serem instaladas no Brasil, São Vicente (1532), Santos (1547), Salvador (1549), São Paulo (1560), Rio de Janeiro (1565) e Piracicaba (1822). 

Ele evidenciou o legado histórico da cidade através de fotos e falou também da história de Prudente de Moraes, primeiro presidente Civil do Brasil, que também foi o vereador mais eleito em 1864, prefeito e presidente da Câmara de 1856 a 1868, Primeiro governador do Estado de São Paulo, 1889 a 1890 e Senador por São Paulo, em 1891 e, patrono da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Em seguida o servidor da Câmara, Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico abordou em sua palestra os diferentes aspectos dos três poderes da República, compreendendo o Legislativo na elaboração e fiscalização das leis, na tentativa de contemplar os problemas da população; o Executivo ao colocar em prática as leis e, o Judiciário para resolver os casos de conflitos, na administração das leis.

Contou curiosidades como o fato do atual presidente do Legislativo, o vereador Matheus Erler ser o terceiro mais jovem a assumir o cargo. O primeiro foi o ex-presidente, Prudente de Moraes, que assumiu o cargo com 23 anos e o segundo o ex-vereador Gustavo Herrmann que assumiu com 29 anos. 

A servidora Mariane Pereira, do Departamento Legislativo, falou sobre o trabalho dos vereadores, que fiscalizam e assessoram o Executivo, como são elaboradas as leis e a importância de respeitá-las e alertou que todos devem votar de forma consciente, pois estão escolhendo aqueles que os irá representar e tomar decisões por eles.

Ela coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os estudantes interpretaram o papel dos parlamentares e fizeram a simulação de uma reunião ordinária, onde discutiram e votaram o projeto de lei que proíbe o uso do celular em sala de aula.

O vereador Paiva que ao final da votação, fez uso do artigo 405 para fazer declaração de voto, falou aos estudantes sobre sua trajetória política, fez um resumo de se mandando citando alguns de seus trabalhos mais importantes e convidou os alunos e da importância de sair a luta em busca de suas ideais.

O professor de História, Amoz Leme de Souza Júnior, comentou que o projeto é bem interessante e mostra aos alunos qual o trabalho desenvolvido pelos vereadores, pois muitos desconhecem a função de um parlamentar e não sabem sabe a diferença entre o poder Executivo e o Legislativo, o que foi confirmado pelos alunos.

“Antes de participarmos do Conheça o Legislativo, não conhecíamos os deveres e funções do prefeito e dos vereadores, agora temos uma outra visão sobre política, conhecer esses detalhes foi importante e interessante”, disseram os alunos.

 

 

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Conheça o Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas