PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE ABRIL DE 2014

Alunos da 'Catharina Padovani' participam do Conheça o Legislativo


Na manhã desta quarta-feira, a Câmara de Piracicaba recepcionou mais um grupo de 35 alunos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Andrey Moral (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral Salvar imagem em alta resolução


A convite do vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), na manhã desta quarta-feira (23), às 8h, a Câmara de Piracicaba recepcionou mais um grupo de 35 alunos, da nona série da Escola Estadual "Catharina Casale Padovani”, região de Santa Teresinha, coordenado pelo professor Wilson Marcos Martins (geografia) e Juraci Antonio Leite (agente de organização escolar), que participou do Projeto Conheça o Legislativo, instituído por força do decreto legislativo 4/2004, de autoria do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB).

Na oportunidade, o vereador Carlinhos  enfatizou as lições de cidadania que os estudantes adquirem ao tomar ciência da história da Câmara, dos três poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), além de renovar a memória histórica da formação de Piracicaba e, de poderem propagar os ensinamentos adquiridos na participação do projeto.

Cavalcante considerou o momento de vida de alunos que estão na faixa etária dos 14 anos, numa idade especial, onde a linha que divide o limite da vida, entre o abismo e o sucesso está muito próxima, sendo que no abismo aparece o mundo das drogas, da prostituição, ao passo que no lado do sucesso a pessoa valoriza o estudo, a profissão, o caráter, sendo um bom filho e bom aluno, além de outras qualidades que enobrecem o ser humano.

Cavalcante também discorreu sobre seu trabalho na região do Parque Piracicaba. E exortou os alunos a se envolverem com a cidade, na preocupação de saber o que está acontecendo em seu bairro, na rua em que moram, sendo que muitas vezes o simples repasse do problema ao vereador, por intermédio do uso de e-mail ou outra forma de registrar a situação, já é um indicativo no caminho da solução. Como exemplo, citou o problema da dengue, onde o município muitas vezes encontra dificuldades de fiscalizar todos os locais da cidade, sendo imprescindível a participação da população, em ações localizadas, no levantamento dos focos do mosquito.

O parlamentar concluiu suas considerações reforçando o alerta aos jovens a ficarem longe das drogas e das más companhias, não que isto signifique discriminar ou excluir aqueles colegas que estão perdidos no mundo das drogas, mas sim de tentar ajudar estas pessoas a reencontrar o convívio social e valorizar as chances que a vida dá para aqueles que partem em direção ao sucesso profissional.

PROJETO - O projeto Conheça o Legislativo procura abrir um espaço alternativo para a população, envolvendo principalmente estudantes, visando oportunidades para conhecer o poder Legislativo municipal, através de exposições, palestras, projeção de filmes e fotos.

Na primeira fase do programa, alunos e professores acompanham estudos históricos, que a exemplo do servidor da Câmara, Fábio Bragança, na manhã de hoje falou aos alunos sobre a herança portuguesa, as origens das Câmaras e a história da cidade de Piracicaba, utilizando-se de projeções, fotos e vídeos, onde foi apresentando uma Piracicaba desconhecida pela maioria.

Na sequencia do programa, o servidor Bruno de Oliveira, do departamento Jurídico explicou o que são os poderes constituídos, seus membros, suas diferenças, funções e a importância da Constituição Federal.

Na segunda fase do programa, em que os alunos tiveram um tempo para um lanche e foram visitar uma mostra fotográfica sobre a peça teatral Paixão de Cristo, no prédio anexo da Câmara, rua São José, o servidor Sandro Silveira, do departamento Legislativo, explicou aos alunos as funções dos vereadores, o que é a lei, suas necessidades e quais as suas aplicações.

Finalizando a visita, os alunos participaram de uma simulação de reunião ordinária, em que foi discutido e votado o  projeto de lei que proíbe o bullying nos estabelecimentos de ensino no município de Piracicaba. O projeto foi aprovado por 22 votos a favor e um contrário. Vinte e três alunos ocuparam os lugares dos vereadores. Na formação da Mesa Diretora atuaram os estudantes: Marco Antônio Lazarini Cardoso (presidente), Leonardo Trevisan Pereira (vice-presidente), Pamela Reis (primeiro secretário), Isabela Fernanda Soares da Silva (segunda secretária), Eliene Fernanda Gomes (líder de governo).

BULLYING - Termo da língua inglesa (bully = valentão) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Ele se divide em duas categorias: bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos, e bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o agressor em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem sua ocorrência entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.

Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Conheça o Legislativo Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas