PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE OUTUBRO DE 2018

Alunos apresentam trabalhos finais no Curso Técnico Legislativo


Estudos exibidos no último sábado (20) são resultados de parceria entre a Escola do Legislativo e o Centro Paula Souza



EM PIRACICABA (SP)  

Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)

Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)

Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)

Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)

Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)

Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)
Salvar imagem em alta resolução

Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)



Alunos concluintes do Curso Técnico Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Centro Paula Souza, defenderam Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na manhã do último sábado (20).

Os seminários ocorreram durante a Mostra Cultural e Científica, realizada na ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa. Por mais de cinco horas, foram apresentados e debatidos trabalhos em diversas áreas de pesquisa da Gestão da Informação, Educação e Segurança Pública. Durante a defesa, os alunos foram avaliados por docentes da instituição estadual.

Sob a orientação do docente Alex Donati Teles de Souza, os projetos tiveram início no primeiro semestre deste ano e envolveram dois componentes: Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso (PTCC) e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (DTCC), que têm como objetivo sistematizar competências previstas no perfil de conclusão do curso técnico ou integrado, permitindo ao aluno contato com o campo de atuação profissional, demandas, desafios e oportunidades.

“Tivemos temas pertinentes ao contexto do Legislativo nacional. A dedicação, garra e motivação resultaram em trabalhos de alto nível acadêmico e com praticidade de implantação”, avalia Telles de Souza.

A primeira etapa do trabalho, o PTCC, teve como principais objetivos a definição do cronograma de trabalho, formulação do problema de pesquisa, construção das hipóteses e elaboração dos objetivos e da justificativa.

A segunda etapa, o DTCC, envolveu pesquisas empírica e bibliográfica. A pesquisa empírica contemplou a coleta de dados, que pode ser realizada no local de trabalho, estágio ou, quando for o caso, por meio de visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área. 

RESUMO DOS TRABALHOS - Os estudantes apresentaram um breve resumo sobre os trabalhos que foram elaborados durante o Curso de Técnico Legislativo.

“A matriz curricular regular da política brasileira no ambiente escolar”, dos alunos Jéssica Bispo, Luís Manis, Luiz Lima, Reinaldo Diniz e Saulo Camilo. Tem por objetivo criar ações que possibilitem a inserção de conteúdo sobre política brasileira como disciplina na grade do ensino médio da rede municipal de ensino. Foi elaborado projeto de lei em âmbito municipal, além de cartilha e materiais gráficos que esclarecem os pontos positivos da inclusão destes assuntos no ensino.

“Segurança pública em Piracicaba de janeiro a agosto de 2016 a 2018”, dos alunos Elio Vitti e Priscila Almeida. A segurança pública está em pauta na imprensa brasileira. Assim como o acesso à saúde, à educação e à moradia, a garantia de ir e vir com segurança é direito fundamental previsto pela Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado. Baseando-se em portais de notícias, livros e leis vigentes, o trabalho abordou as razões para a melhoria da segurança em Piracicaba, município que aparece em 4º lugar no Ranking de Exposição a Crimes Violentos das Cidades do Estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes.

“Conhecimento da Câmara de Vereadores e Afins”, dos alunos Bruno Martins, Claudia Nunes e Cristina Parraga. A falta de interesse da população em relação à política motivou este trabalho como forma de conscientizar a sociedade piracicabana para o “saber político”. Com base na elaboração de enquete, a maioria dos entrevistados responderam desconhecer o trabalho da Câmara. De acordo com os resultados, 93,1% gostariam que a política fosse mais acessível; 84,5% das pessoas não acompanham as mídias da Câmara; e 75,9% nunca acessaram o portal da transparência do município. A partir disso, foi elaborada uma cartilha, que pode ser acessada via QR CODE, que apresenta de forma fácil o funcionamento do Poder Legislativo piracicabano.



Texto:  Comunicação
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas