PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MARÇO DE 2019

Advogado agradece vereadora Nancy por homenagem ao Mestre Ambrósio


Sergio Spenassatto evocou nomes e movimentos que trabalham para a manutenção da cultura na cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Cultura não pode ser reduzida a entretenimento, disse Spenassatto






Inscrito para ocupar a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores na 9ª  reunião ordinária, nesta quinta-feira (7), o advogado Sergio Spenassatto agradeceu a vereadora Nancy Thame (PSDB) por ter proposto a Medalha de Mérito Legislativo a Ambrósio Martins Caldeira, conhecido como Mestre Ambrósio, pelo trabalho de manutenção e divulgação da cultura tradicional piracicabana, conforme o projeto de decreto legislativo 2/2019, que a Câmara aprovou em 25 de fevereiro.

"É um senhor que, aos 88 anos de idade, consegue inspirar a juventude e a nossa sociedade", lembrou o advogado, que falou sobre a necessidade do fortalecimento da cultura como instrumento de transformação do país, aliada à educação e à preservação da memória. Para ele, a cultura não pode ser reduzida a entretenimento e nem a educação deve ser uma mera formação para o trabalho. "A identidade nacional é troca e sintetização de diversas culturas", reforçou, ao evocar ainda a Batalha dos Guararapes para exemplificar o histórico de batalhas do povo brasileiro na busca pelos seus direitos.

Nomes locais e movimentos que trabalham para o fortalecimento das manifestações culturais foram lembrados por Spenassatto, entre eles Pablo Carajol Delvage, Juca Ferreira, Thereza Alves, Saulo Ligo, Bolão, Rafael Beibi, os integrantes do grupo de maracatu de Piracicaba Baque Caipira, do Batuque de Umbigada, do Bloco da Ema e da Pira Jazz Band. "Cada espaço que derem, cada apoio que derem a um grupo como esse, imagine o quanto o poder público está ajudando a colocar as crianças no caminho certo", avaliou, citando ainda os versos da canção Batuque de Pirapora, de Geraldo Filme.

Ao novamente citar o Mestre Ambrósio, Spenassatto disse que ele está nos primeiros 88 anos de vida. "É certo que ele continua apaixonado pela Inês, de quem sempre fala com carinho. No sábado anterior ao Carnaval, fui para o Sesc e encontrei a 'turma da cachaça' no lançamento do Cordão do Mestre Ambrósio. Fiquei encantado em ver crianças e adultos, as famílias festejando", relembrou. Para ele, instituições como o Sesi e Sesc se destacam no apoio às manifestações culturais. "O artista depende muito também do apoio das instituições e, essa Câmara, por meio da vereadora Nancy Thame, ao fazer essa homenagem, seguramente vai inspirar os vereadores a apoiar os grupos e as pessoas."

Spenassatto não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro, autor de uma postagem no Twitter que denigre a imagem do Carnaval. "As redes sociais têm servido para a difusão de pornografia explícita, com o objetivo de desqualificar a maior manifestação cultural brasileira, principalmente por parte de quem deveria ter a maior responsabilidade de preservar nossas famílias, é um orgulho, para nós, piracicabanos, saber que sua Casa de Leis soube homenagear por unanimidade o Mestre Ambrósio. A força do nosso povo está na sua cultura, na sua luta", completou.

Após as considerações de Spenassatto, a vereadora Nancy Thame cumprimentou o advogado e os demais agentes culturais presentes na galeria do Plenário Francisco Antonio Coelho. E disse que o Mestre Ambrósio "traz um Carnaval de rua mais ingênuo, que traz a família e que é agregador. Temos que ver o lado bom desta cultura popular trazida às ruas. A homenagem desta Câmara simboliza tudo isso e nós é que agradecemos a todos vocês".



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Tribuna Popular Nancy Thame

Notícias relacionadas