PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MARÇO DE 2014

Adolescentes participam do projeto Conheça o Legislativo


Alunos da Escola Dionette Calegaro Miori visitam a Câmara de Vereadores.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba recebeu na manhã desta quinta-feira (27), a convite do vereador João Manoel dos Santos (PTB), os alunos da Escola Professora Dionette Calegaro Miori, para participarem do projeto “Conheça o Legislativo”, que tem como objetivo mostrar o trabalho dos vereadores e da Câmara, através de exposições, palestras, projeção de filmes e fotos.

Acompanhados pela professora Sandra Carqueijeiro, os alunos assistiram a palestra ministrada pelo advogado Bruno Oliveira, sobre a história de Piracicaba, surgimento da Câmara de Vereadores, a trajetória do primeiro Presidente Civil da Republica, Prudente e Morais e sobre o sistema de governo republicano e dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, que explicou como funciona cada um deles e seu papel no contexto político e social do país.

Em seguida o Agente Legislativo James Granziol, explicou como funciona a Câmara de Vereadores, a função dos parlamentares, como são elaboradas as leis e coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os estudantes interpretaram o papel dos parlamentares e fizeram a simulação de uma reunião ordinária, onde discutiram e votaram o projeto de lei  que está em tramitação no Congresso Nacional sobre a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, sendo que a iniciativa foi aprovada pelos alunos.

O professor Sandra destacou a importância do projeto que mostra aos alunos como funciona o Poder Legislativo, suas atribuições e responsabilidades. “ É importante que os alunos vejam na pratica o que aprendem em sala de aula e que tenham consciência política”, disse Sandra.

Os estudantes comentaram que conhecer na pratica o trabalho do Legislativo, a função e os deveres dos vereadores foi interessante. Muitos disseram que faziam outra ideia do que era a Câmara e de sua importância no contexto político da cidade e ficaram surpresos em saber que é o poder mais importante que o Executivo e o Judiciário.

Também participou do projeto Roselis Bindilatti, que veio acompanhando sua filha Priscila, ela comentou saiu com uma outra visão da Câmara de Vereadores, e que as palestras deveriam ser estendidas aos pais de alunos. “O Conheça o Legislativo é muito interessante, aprendi muito sobre a Câmara e poderes constituídos! comentou.

O vereador João Manoel dos Santos, comentou que seu objetivo ao criar o projeto “Conheça o Legislativo”, foi levar ao conhecimento da população os trabalhos desenvolvidos pela Câmara e pelos vereadores, alertou aos jovens que o voto é coisa séria, pois pode mudar a história da cidade e disse que eles agora são agentes multiplicadores de tudo o que aprenderam durante a visita.

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Conheça o Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas