PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE SETEMBRO DE 2017

Ação no Shopping ensinará manobra de reanimação cardiopulmonar


Em evento no próximo sábado (23), clientes receberão orientações para aplicar a técnica, que eleva chance de vítima de parada cardiorrespiratória sobreviver.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Moschini é autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar em Piracicaba

Moschini é autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar em Piracicaba
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Moschini é autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar em Piracicaba

Moschini é autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar em Piracicaba
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Moschini é autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar em Piracicaba



Enquanto o socorro médico não chega, uma intervenção rápida pode ser determinante para salvar a vida de uma pessoa que acaba de sofrer uma parada cardiorrespiratória. E qualificar-se para realizar a manobra de ressuscitação está ao alcance de qualquer indivíduo: no próximo sábado (23), das 11h às 17h, quem for ao Shopping Piracicaba terá a chance de receber treinamento especializado.

A orientação será dada em evento promovido pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS), em parceria com o centro de compras e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, por ocasião do Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar, que será celebrado na cidade pela primeira vez. Os hospitais Unimed, Santa Casa e Fornecedores de Cana, entre outras instituições, apoiam a iniciativa.

O treinamento gratuito será dado num estande instalado em frente às Lojas Americanas. Os interessados vão ganhar uma cartilha ilustrada com o passo a passo da ressuscitação, receber informações sobre como reconhecer a ocorrência de uma parada cardiorrespiratória e aprender a aplicar a técnica de reanimação na prática, em bonecos. Ao final, serão entregues certificados de participação.

"A parada cardiorrespiratória é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos", explica Moschini, autor do projeto de lei que incluiu o evento no calendário municipal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cada minuto transcorrido do início da parada cardiorrespiratória sem a manobra e sem o uso de desfribillador diminui entre 7% e 10% as chances de o indivíduo sobreviver ––se executada a manobra de ressuscitação, essa redução é mais lenta, entre 3% e 4%.

O ideal, segundo Moschini, que também é médico e socorrista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), é que toda família ou rua de Piracicaba contasse com uma pessoa qualificada para a execução da técnica até a chegada do atendimento médico, já que o tempo gasto pelo deslocamento do socorro especializado até o local da ocorrência, num município em que distritos ficam mais de 20 minutos distantes do Centro, pode representar a morte da vítima de parada cardiorrespiratória.

"Quando chegamos ao local da ocorrência, encontramos uma família desesperada e sem que ninguém ainda estivesse realizando uma ação de ressuscitação, que é importante. Queremos ter grande parte da população treinada, para que tenhamos mais sucesso nesse atendimento emergencial", defende o vereador.

Moschini afirma que, embora o Samu, pelo telefone 192, oriente a pessoa do outro lado da linha a iniciar a reanimação, poucos a executam. "A população ainda tem muito medo, pois há o conceito de que não se deve colocar a mão na vítima, quando, na verdade, a massagem deve ser iniciada logo após a parada. Enquanto a ajuda não vem, a manobra de reanimação tem que começar. E quem deve fazê-la somos nós mesmos, os leigos, aquele que chegar primeiro."

Médica cardiologista do Incorpi (Instituto do Coração de Piracicaba), Antoninha Azevedo Bragalha ressalta que a parada cardiorrespiratória pode ter diferentes origens ––como um AVC (acidente vascular cerebral), uma arritmia ou um infarto–– e ocorre com maior frequência em adultos acima dos 40 anos.

Antoninha, que também estará presente no evento do próximo dia 23, reforça que a manobra de ressuscitação deve começar logo após ser constatado que a vítima teve a parada, por meio de sinais como a ausência de pulso carotídeo ––é possível "sentir" a artéria carótida tocando o pescoço da vítima. "Na cardiologia, tempo é vida. Cada segundo é muito importante para o paciente, daí a necessidade do atendimento rápido", diz a médica.

Mayra Rodrigues, coordenadora de Marketing do Shopping Piracicaba, ressalta a importância da realização do evento no centro de compras. "A ideia de promover a ação no Shopping Piracicaba é proporcionar acesso ao maior número possível de clientes e interessados. Com certeza será um período de muito aprendizado", afirma.

 

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Como fazer a massagem cardíaca?

1) Ligue imediatamente para o Samu, no telefone 192, ou para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.

2) Em até 10 segundos, verifique os sinais de respiração por meio de sons e movimentos do tórax.

3) Se está sem respiração ou agoniza para respirar, deite a vítima de costas, numa superfície rígida.

4) Fique de joelhos ao lado da vítima, na altura dos ombros. Localize o centro do tórax, entre os mamilos.

5) Posicione os seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados, colocando uma mão sobre a outra, apoiando-se no centro do tórax. Mantenha os braços esticados e use o peso dos ombros para fazer a compressão.

6) Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte.

7) Entre as compressões, permita o retorno total da parede torácica.

8) Tente limitar as interrupções nas compressões torácicas a menos de 10 segundos.

9) A manobra deve ser efetuada com frequência mínima de 100 compressões por minuto.

10) Não interrompa as manobras de RCP até a chegada do socorro.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Saúde Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas