
29 DE AGOSTO DE 2017
Semana de Valorização da Vida acontece em setembro
Eliane Soares ocupou a tribuna popular da Câmara nesta segunda-feira
O trababalho de prevenção do suicídio desenvolvido em Piracicaba pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) foi apresentado nesta segunda-feira, 28, na 47ª reunião ordinária, por Eliane Soares.
Exemplos como a série 13 Reasons Why e o desafio do jogo da Baleia Azul foram citados para a voluntária, ao falar sobre a preocupação com o aumento dos casos entre a população jovem. Eliane disse que 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Entre os fatores, é essencial a relação familiar e o tratamento médico.
A voluntária destacou que a Organização Mundial da Saúde instituiu o 10 de setembro como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, como forma de buscar alternativas de diálogos sobre o assunto, ainda hoje considerado tabu na sociedade. Para tanto, o CVV organiza a Semana de Valorização da Vida, no mesmo mês.
"Desde 2015, começou no Brasil o movimento Setembro Amarelo, do qual o CVV faz parte com a Associação Brasileira de Psquiatria e o Conselho Federal de Medicina. A nossa ideia é conversar com a população sobre a prevenção do suicídio, a terceira causa de morte no Brasil, perdendo apenas para os acidentes de trânsito e os homicídios", informou Eliane.
Ela também solicitou que fosse exibido um vídeo da entidade, que aborda os avanços tecnológicos e o sentimento de solidão, mesmo diante das novas formas de comunicação.
A cidade dispõe do grupo de voluntariado do CVV há 35 anos, sendo que as ações no âmbito nacional acontecem há 55 anos. Para entrar em contato com a entidade, o telefone é 3422-4111 ou 141.