PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE ABRIL DE 2023

Vereadores repudiam acusações e apoiam Procuradoria Legislativa


Parlamentares destacaram a independência das advogadas da Casa e classificaram como ‘ingerência’ a atitude do procurador-geral do município



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores defenderam a independência e autonomia da Procuradoria Legislativa






Durante a 17ª Reunião Ordinária, na noite desta segunda-feira (3), vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba repudiaram acusações feitas pelo procurador-geral do município, Guilherme de Mônaco, contra a Procuradoria Legislativa da Casa e manifestaram solidariedade às servidoras que atuam no departamento. Na ocasião, foi lida nota de repúdio ao ofício do procurador. 

“O Executivo resolveu ir a caça-bruxas. Já intimidam o vereador de fazer o seu trabalho, agora vão intimidar o Jurídico desta Casa, os funcionários de carreira serão oprimidos”, questionou o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), Cassio Fala Pira. “Essa Casa não vai aceitar isso, não”, acrescentou. 

O vereador Gilmar Rotta (PP) disse que “é lamentável a atitude do procurador” e classificou como “falta de respeito com a Câmara, especialmente com as servidoras da Casa”. Ex-presidente do Legislativo, ele disse que a atitude do procurador-geral do município é “uma palhaçada” e lembrou, ainda, que o servidor de confiança do prefeito “enviou um projeto de lei inconstitucional para reajustar os salários dos agentes públicas da Administração”, em referência ao projeto de lei 51/2023, votado no último dia 24 de março. 

“É lamentável o que está acontecendo hoje. Cada um tem que cuidar da sua vida, do seu departamento. Não venha se meter aqui. Nossos servidores têm total responsabilidade, comprometimento com o que é legal. Respeito é bom e os nossos servidores merecem. Exijo que ele respeite esta Casa, principalmente os servidores. Nunca vimos isso na cidade”, reclamou o vereador Pedro Kawai (PSDB). 

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) disse que a proposta do procurador-geral do município é inconstitucional e viola os princípios básicos da Casa. No ofício, o representante da Prefeitura pediu anulação de pareceres e proibição da procuradora-chefe em analisar novas proposituras.  “Eu deixo o meu repúdio por essa tentativa de coação”, concluiu. 

Presidente em exercício, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, disse que a Mesa Diretora está buscando todas as providências cabíveis. “Defenderemos, si, os funcionários desta Casa”, acrescentou. 

“Fica a minha total solidariedade. Isso é uma tentativa de cercear o direito e colocar a advogada desta Casa em uma situação de suspeição, de que ela estaria impedida de se manifestar. Fica o meu repúdio ao procurador do município por tentar violar a liberdade do advogado”, disse o vereador Paulo Campos (Podemos). 

A vereadora Rai de Almeida (PT) definiu como “erro crasso” a atitude do procurador-geral do município. “Ele não leu o artigo 2º da Constituição Federal, quando diz da independência dos poderes, que são, além de independentes, são também harmônicos. Eles não se subordinam um ao outro, e nem tem uma hierarquia entre um e outro”, disse a parlamentar.

“Me solidarizo com as advogadas. Li com tremendo desgosto essa carta. Fazemos por obrigação. O advogado é indispensável e inviolável em suas manifestações. Achei soberba do procurador-geral do município querer ingerir na Câmara”, disse o vereador Gustavo Pompeo. 

O vereador André Bandeira (PSDB) disse que as procuradoras legislativas “responderam à altura” o ofício do procurador-geral do município e classificou o ofício como “absurdo”. “Tenho certeza que se ele consultasse os procuradores concursados da Prefeitura, eles seriam contrários a essa manifestação”, disse. 

A vereadora Ana Pavão (PL) também se solidarizou com as advogadas e lembrou que, como ex-integrante da Mesa Diretora, “posso dizer que elas não fizeram nada do que não tenha sido solicitado ou seja rotina da Casa”, disse. 

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, classificou como “lamentável” o que definiu a ingerência do procurador-geral do município. “Cabe o encaminhamento deste documento à OAB e, talvez, a gente possa fazer uma comunicação mais formal”, considerou.

O vereador Josef Borges (Solidariedade) manifestou solidariedade à procuradora-chefe Patrícia Kimura, mas salientou eu “houve, sim, um erro”, disse o parlamentar. “Quando recebeu a certidão negativa eleitoral, não se atentou que o cidadão não estava de acordo com o sistema eleitoral”, disse o líder do governo na Câmara. “Hoje a política é a de confronto. Mas em confronto, ninguém ganha. Por isso, espero que a gente possa conversar e chegar a um acordo, tanto do Executivo quanto do Legislativo”, concluiu.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo André Bandeira Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Cassio Luiz Ana Pavão Josef Borges Gustavo Pompeo Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas