PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE JULHO DE 2021

Vereadores planejam a revitalização do Ribeirão do Piracicamirim


Reunião com empresa Águas do Mirante foi realizada para tratar ações futuras de revitalização



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi realizada sede da empresa Águas do Mirante

Reunião foi realizada sede da empresa Águas do Mirante
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi realizada sede da empresa Águas do Mirante

Reunião foi realizada sede da empresa Águas do Mirante
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi realizada sede da empresa Águas do Mirante



No último dia 5 de julho (segunda), os vereadores Paulo Camolesi (PDT), Pedro Kawai  (PSDB) e Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV), estiveram em uma reunião na Sede da Empresa Águas do Mirante a fim de tratar das ações futuras de revitalização do Ribeirão do Piracicamirim.

Em conversa com o diretor executivo, Ozanan Pessoa, com a coordenadora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim e a coordenadora de Comunicação, Ude Valentini, os vereadores tiveram acesso a um Raio-X da bacia e dos afluentes que compõem o Ribeirão do Piracicamirim e também das ações que até o momento são desempenhadas pela empresa para a manutenção das águas.

Um dos programas apresentados foi o “Ribeirão Limpo” que tem por objetivo o monitoramento de todos os ribeirões para coibir lançamentos irregulares de esgoto. Paulo Camolesi ressaltou que, junto a população da região, tem monitorado os problemas com esgoto, e feito frequentemente encaminhamentos aos responsáveis. De acordo com o vereador, nos últimos 15 dias foram mais de cinco direcionamentos com fotos e vídeos. “Tenho enviado tudo para o setor de manutenção da Águas do Mirante, muitas pessoas me procuram, acredito que a solução seria que o povo pudesse fazer esse encaminhamento num canal direto com a empresa”.

Recentemente, a vereadora Silvia Morales protocolou um requerimento que questionava o estado de poluição por esgoto no Ribeirão, num trecho próximo a faculdade Anhanguera. Segundo a vereadora, além de pensar em ações e revitalização que incluam o desassoreamento e replantio de arvores, é necessário que a fiscalização atue firmemente nos casos de descarte de esgoto.

Em consonância a isso, o vereador Pedro Kawai comentou a sua recente experiência no bairro Noiva da Colina, uma vez que para descobrir a origem de vazamentos de esgoto, uma operação de fiscalização e manutenção estava sendo realizada naquele mesmo dia, resolvendo uma demanda antiga dos moradores. Kawai também comentou sobre a necessidade de uma vistoria “in loco”, juntamente com representantes do Serviço Municipal de Águas e Esgoto – SEMAE com o objetivo de visualizar melhor as demandas e construir ações em conjunto.

A coordenadora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim, pediu o apoio dos vereadores para o contato com o SEMAE e a construções de ações junto a autarquia, além do mais, reforçou a necessidade de uma educação ambiental voltada para a questão do esgoto na população. Ela também pediu apoio para a conscientização dos munícipes a fim de que fossem realizados os testes nas redes de esgoto. Segundo ela, muitos precisam ser feitos dentro das residências, o que enfrenta resistência dos moradores.

Depois dessa reunião, a frente de vereadores que conta ainda com o vereador Thiago Ribeiro (PSC) irá se reunir com o presidente do SEMAE, Maurício Oliveira, a fim de alinhar o projeto do Ribeirão.

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Meio Ambiente Paulo Camolesi Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas