PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MARÇO DE 2024

Vereadores participam do lançamento de programas municipais na Saúde


Prefeitura apresentou o serviço de Telemedicina e o programa Saúde Móvel da Mulher, em evento na Estação da Paulista, na manhã desta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (13 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (14 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (15 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (16 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (17 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (18 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Vereadores participaram, na manhã desta quinta-feira (21), do evento promovido pela Prefeitura, na Estação da Paulista, para o lançamento do serviço de Telemedicina e do programa Saúde Móvel da Mulher. As ações integram o projeto Zera Fila, iniciativa que prevê a contratação de serviços em diversas especialidades médicas com o objetivo de encerrar a lista de espera por consultas, exames e demais procedimentos que ficaram "represados" nos últimos anos.

Somadas, as duas ações devem alcançar 54 mil procedimentos. A estimativa inicial é de que o Telemedicina promova 42 mil consultas virtuais no período de um ano, enquanto o Saúde Móvel da Mulher, por meio de uma estrutura instalada em um ônibus que percorrerá os bairros, deve ofertar mais de 12 mil exames nos próximos seis meses em três especialidades, como resultado da adesão de Piracicaba ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

Pela Câmara, estiveram presentes no evento o presidente Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão; Acácio Godoy (Avante); Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van; Fabrício Polezi (PL); Gustavo Pompeo (Avante); Josef Borges (Solidariedade); Paulo Camolesi (PDT); e Valdir Marques (Cidadania), o Paraná.

O prefeito Luciano Almeida (PP) e o secretário municipal de Saúde, Augusto Muzilli Jr., destacaram o alcance do serviço de Telemedicina, que funcionará das 17h às 8h de segunda a sexta-feira e 24 horas por dia aos sábados, domingos e feriados. Por meio de videoconferência pela internet, pessoas com cadastro no cartão Pira Cidadão poderão ter consultas com clínicos gerais e pediatras para casos de baixa complexidade.

"A pessoa não vai precisar sair de casa para fazer a consulta, e todos os documentos necessários para os pacientes ficam disponíveis no aplicativo, como receituário e atestados, por exemplo. É uma forma para que as pessoas com sintomas mais leves nos atendimentos clínicos e de pediatria não precisem ir até a UPA, evitando filas", ressaltou Luciano Almeida.

"O atendimento será em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, com expectativa inicial de realizar até 3.500 atendimentos virtuais por mês. Além disso, esperamos que esse atendimento diminua o número de pacientes nas UPAs", reforçou Augusto Muzilli Júnior.

Já o Saúde Móvel da Mulher conta com um ônibus, identificado com a marca do programa e na cor rosa, para levar atendimentos para a prevenção de cânceres que atingem mulheres. Inicialmente, o veículo ficará na Estação da Paulista para a oferta diária de 40 exames de mamografia (rastreio), 36 de ultrassom transvaginal e outros 36 de ultrassom bilateral, todos voltados às mulheres classificadas como casos prioritários ou que estão há mais de dois anos aguardando por algum desses procedimentos.

"É importante lembrar que as pessoas que estão nesse grupo prioritário serão contatadas pela secretaria e informadas da disponibilidade dos exames, e será realizado o agendamento, portanto é muito importante que essas pacientes estejam com seu cadastrado atualizado no cartão Pira Cidadão", explicou Augusto Muzilli Júnior.

"Esses dois importantes programas ajudarão no fluxo de atendimentos na rede SUS. Estou orgulhoso em ter participado desse benefício para a saúde dos piracicabanos. Essa conquista para a população só foi possível através do trabalho em equipe e da união entre Câmara e Prefeitura, em que vereadores corajosos não tiveram medo das narrativas absurdas criadas pela oposição para que o consórcio com o Cismetro não fosse aprovado", disse Fabrício Polezi.

"Há a previsão de que a Secretaria Municipal de Saúde fará um grande número de exames voltados à saúde da mulher. Os serviços devem desafogar a grande fila de espera por exames, principalmente de mamografia. Parabenizo a iniciativa e saliento a importância de acompanhar a adoção e a adaptação dessa nova modalidade de atendimento", comentou Acácio Godoy.

"Com o Telemedicina, a população terá acesso a serviços médicos via internet, com orientação de clínico geral e pediatra. Já o ônibus do Saúde Móvel da Mulher vai rodar a cidade disponibilizando exames como mamografia e ultrassom", enfatizou Josef Borges, que também participou, na Estação da Paulista, do evento pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.

Com o tema "Chega de estereótipos: abaixo o capacitismo!" e diversas atividades gratuitas ao público, organizações sociais celebraram a vida de pessoas com T21, em iniciativa conjunta do Espaço Pipa, do Centro de Reabilitação de Piracicaba, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Passo a Passo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.



Texto:  Assessoria parlamentar


Saúde Paulo Camolesi Valdir Marques Wagner Oliveira Acácio Godoy Josef Borges Gustavo Pompeo Fabricio Polezi Sergio da Van

Notícias relacionadas