
24 DE ABRIL DE 2018
Evento aconteceu na manhã desta terça-feira (24), na sede do comando da corporação
Pedro Kawai participa de comemoração dos 115 anos da Guarda Civil.
No dia em que se comemora o Dia Municipal do Guarda Civil, a Guarda Civil de Piracicaba celebrou 115 anos. Acompanhados do prefeito Barjas Negri (PSDB), os vereadores Pedro Kawai (PSDB), Gilmar Rotta (MDB), Laércio Trevisan (PR) e a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participaram da solenidade, na manhã desta terça-feira (24), na sede do comando da corporação.
O vereador Pedro Kawai reconheceu os trabalhos realizados pela guarda no município. “A Guarda Civil é uma instituição de extrema competência, através de seus homens e mulheres, que fazem um valoroso trabalho na proteção não só do patrimônio físico, mas também do maior patrimônio, que é a população piracicabana. Nós temos muito orgulho pelo trabalho desenvolvido durante todos esses anos”, disse.
A inspetora Lucineide Aparecida Maciel, comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, ressaltou o importante papel da Guarda Civil no atendimento à população, resultado do comprometimento dos profissionais com a comunidade, para servir e proteger. “Em 2017, foram atendidas mais de 16.500 ocorrências de caráter policial, 3.200 ocorrências de auxílio ao público e atendimento na área urbana e rural. Além disso, também comemoramos o primeiro ano da criação da patrulha Maria da Penha, que atendeu aproximadamente 400 mulheres vítimas da violência”, disse.
Lucineide afirmou que a estrutura da GC tona-se eficiente “porque temos profissionais vocacionados em servir e proteger o cidadão”, e reconheceu a importância dos profissionais na corporação, “nossos guardas civis são o patrimônio mais valoroso da nossa instituição”, disse.
“Uma instituição, para ser centenária, precisa de muito trabalho, reconhecimento e muita garra. Foi isso que a guarda fez durante esse mais de um século. Isso é fruto de trabalho, organização e planejamento”, disse Barjas Negri. “Vários comandantes que passaram pela guarda contribuíram de forma significativa para que ela avançasse. Os resultados, evidentemente, têm aparecido, mesmo em períodos de crise, em que a violência aumenta”, afirmou o prefeito. Barjas ainda agradeceu o trabalho educativo e social realizado pela corporação.
Fazendo uma alusão ao Dia Nacional do Aposentado, foram homenageados guardas civis que se aposentaram em 2017 e 2018. Roberto Tadeu Fernandes Jacob, guarda civil classe distinta, recebeu a homenagem, juntamente com os guardas civis 1ª classe, Antonio Carlos Svazati, Antonio da Rocha Vieira, Antonio Roberto Rocha, Laura da Silva e Luiz de Campos.
As homenagens foram entregues ao som da banda musical da Escola Municipal Professor Taufic Dumiti, coordenada pelo guarda civil Elis Souza.
Na ocasião, a vereadora Coronel Adriana também entregou Voto de Congratulações aos guardas civis responsáveis pela prisão, em flagrante, de dois criminosos que fizeram uma família refém durante um assalto à residência, no bairro Castelinho.
A homenagem foi entregue aos guardas civis Municipais Sergio de Almeida Ferreira, Reginaldo Marcos Vicente da Silva, Marcos Domingues, Alexandre José Fray, Giselle Cristiani de Oliveira, Renata Caetano, Marcio Vitti, Allan Santana Battagin, Ricardo Gaspar Rosa, João Erick da Silva Cerqueira, Francisco Dernival Miranda Junior, Marcio Andrade Felipe, Juvenal Estevão de Macedo, Willian José Santos Junior, José Márcio Soares Rodrigues e Vagner Benedito.
O prefeito Barjas Negri ainda realizou a entrega das chaves de três novas viaturas, “para reforçar o patrulhamento preventivo e continuar colaborando para que o índice de criminalidade no município seja cada vez menor”, afirmou.