PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JUNHO DE 2021

Vereadores discutem atuação conjunta no combate à dependência química


Gustavo Pompeo (Avante) e Pedro Kawai (PSDB) falaram sobre ações desenvolvidas pelo Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Parlamento Aberto entrevistou Gustavo Pompeo e Pedro Kawai





A live de encerramento da semana que discutiu a prevenção à dependência química foi realizada nesta sexta-feira (25), no Instagram do Parlamento Aberto. A transmissão ao vivo reuniu os vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Pedro Kawai (PSDB), integrantes do Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química.

Os vereadores atuam em conjunto para propor políticas públicas que trabalhem uma nova visão sobre o tema, proporcionada por Gustavo Pompeo, e um contexto do que já foi realizado na cidade, trazido pelo vereador Pedro Kawai. Durante a live, os parlamentares discutiram o impacto das ações desenvolvidas pelo Fórum na sociedade piracicabana.

“É um espaço importante de discussão, de fortalecimento da participação social”, pontuou Pedro Kawai. O vereador comentou que a ferramenta permite ouvir as demandas, discutir a construção de políticas públicas e cobrar sua evolução. “Uma Casa de Leis traz peso a essas discussões”, disse.

“É importante ouvir o que o interno, dentro da Fundação Casa, tem pra falar. O que o aluno tem pra falar”, afirmou Gustavo Pompeo, sobre a participação popular na formulação de políticas públicas. O vereador, que também desenvolveu ações presenciais durante a semana, ainda apontou que o tema deve ser debatido nas escolas.

Sobre as ações já desenvolvidas em Piracicaba, o vereador Pedro Kawai ressaltou um avanço nas oportunidades relacionadas, principalmente, à cultura e ao esporte. O parlamentar apontou que estas atividades ocupam o tempo da criança fora da escola. “Temos muito a melhorar na prevenção, que tem evoluído, como a melhoria do espaço físico para atendimento, como o Caps-AD”, falou o vereador, sobre o Centro de Atenção Psicossocial.

Gustavo Pompeu frisou que o debate deve ser permanente, para que exista um impacto na sociedade. “No Brasil, só se fala de algum assunto quando acontece alguma coisa ruim, a discussão permanente sobre a dependência química e saúde mental é muito saudável para a sociedade”, disse.

Os vereadores também discutiram o orçamento destinado ao combate à dependência química e à área da saúde mental, diante da votação das emendas ao Plano Plurianual, que acontecerá nesta sexta-feira, durante reunião extraordinária. O vereador Gustavo Pompeo defendeu que o investimento deve ser em prevenção. “É um investimento que não vemos resultados a curto prazo, mas em longo”, disse.



Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo Pedro Kawai Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas