
27 DE MARÇO DE 2012
Moção de Apelo (20/12) ao Governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de autoria do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), aprovada na reunião ord (...)
Moção de Apelo (20/12) ao Governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de autoria do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), aprovada na reunião ordinária de ontem (26) solicita estudos sobre a possibilidade junto ao Governo Federal e Municipal em aumentar os recursos investidos na construção, compra de equipamentos e contratação de mão de obra especializada para o Complexo Hospitalar Regional de Piracicaba.
A consideração é que em visita à Piracicaba, dia 14 de março, o Governador Geraldo Alckmin liberou ao Hospital Regional a quantia de R$ 20 milhões para aquisição de mobílias e equipamentos. Além de Piracicaba, a ampliação da unidade também beneficiará a população dos municípios de Saltinho, Charqueada, São Pedro, Águas de São Pedro, Capivari, Rio Claro e Limeira.
O Hospital está localizado no bairro Santa Rita, tem 18 mil m² de área construída e ganhará 126 leitos, sendo 30 deles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de centro cirúrgico com oito salas capazes de realizar mensalmente cerca de duas mil cirurgias de média e alta complexidade.
A unidade ainda terá um centro de diagnóstico, exames de radiologia, tomografia, ressonância magnética, ultrassom e laboratório de análise, além de um hospital-dia com três centros cirúrgicos e 12 leitos de repouso com capacidade para 700 cirurgias ao mês.
Por se tratar de um hospital de referência, onde garantirá a ampliação nos atendimentos hospitalares com acesso regional e gratuito a toda população usuária do SUS havendo com isso a necessidade de grandes investimentos principalmente na contratação de mão de obra especializada, este complexo hospitalar será norteador de ações públicas que possam, de maneira concreta, melhorar a vida da população.
Na Moção de Apelo, o vereador João Manoel também considera que o prefeito Barjas Negri (PSDB) já discute com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde a ampliação do Hospital Público Regional de Piracicaba, projetado para abrigar 126 leitos e suprir a demanda de 12 cidades, e que o prédio pode ser redimensionado para ter 200 leitos e atender os 22 municípios que vão formar o Aglomerado Urbano de Piracicaba.
"Tudo depende das negociações intergovernamentais, necessárias para garantir o custeio da manutenção do hospital, que deve ser entregue até o final do ano, havendo com isso a necessidade de maiores investimentos tanto para serem aplicados em equipamentos e mão de obra especializada para contratação, como também para dar seqüencia e continuidade as obras necessárias para a ampliação da construção", defende o parlamentar.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946