PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE NOVEMBRO DE 2021

Vereadora vê ganho institucional em debates sobre moradia popular


Sílvia Morales disse em discurso na tribuna que debates sobre Plano de Habitação de Interesse Social ajudam no entendimento sobre função social da cidade e da propriedade



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução





As discussões acerca do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (Pmhis), aprovado em plenário na reunião camarária passada, foram repercutidas pela vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", em discurso proferido na tribuna na noite desta quinta-feira (18), na 45ª reunião ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Piracicaba. 

A parlamentar agradeceu o empenho da Casa nos debates sobre o Pmhis e disse ter ficado feliz com o fato de "que muitos vereadores conseguiram entender a função social da cidade e da propriedade". Ela ainda acrescentou que, apesar de as oito emendas ao projeto apresentadas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara terem sido rejeitadas, as discussões sobre o plano trouxeram ganhos institucionais à Casa: "isso é a democracia, essa que é a riqueza do debate do nosso plenário. Foi muito importante. Nós estudamos muito essa questão. (...) A gente acaba estudando, acaba debatendo, vivendo as experiências e trazendo essa questões para colaborar".

A vereadora também destacou a homenagem entregue recentemente por ela à atleta piracicabana Karol Furoni, a Guiga, "que vai nos representar em Israel no Mundial de Flag Football. Nós conseguimos apoio, patrocínio. A moção de aplausos foi compartilhada e foi muito bacana, pois ela conseguiu alguns apoios", disse.  

Sílvia Morales também falou sobre a atividade "Sessão Jovem para a Cop-26", realizada na Câmara na última sexta-feira (12), e que trouxe alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Piracicaba e região para debaterem e proporem soluções para as mudanças climáticas. 

"Realmente, essa população jovem chegando, participando, é muito importante. Eles são o futuro e, na verdade, essa questão climática, eles estão sofrendo o que as nossas gerações não se acertaram com relação ao clima, com essa questão do consumismo exacerbado, com essa questão dos combustíveis, das áreas de preservação, nascentes e do desmatamento", disse a vereadora, que exibiu no telão um vídeo com trechos de falas dos alunos proferidas durante o evento.  

A parlamentar também fez um relato do "Sarau da Resistência", evento que aconteceu no domingo (14), no Largo dos Pescadores, e que teve como mote o fomento de debates sobre os rumos da política cultural em Piracicaba: "precisamos incentivar esse debate e ocupar esses lugares públicos. Foi um sarau bem proveitoso e uma tarde bem bacana", disse.

Ao término de seu discurso, Sílvia também fez um relato sobre as recentes reuniões do Conselho da Escola do Legislativo, atualmente por ela dirigida: "nós estamos muito felizes e satisfeitos. Dá trabalho... eu digo que além do gabinete, quase todas as tardes nós temos debates, rodas de conversas, e é muito gratificante". Por fim, a parlamentar informou que há a previsão de que as atividades presenciais da Escola do Legislativo sejam retomadas no início do ano que vem.   



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas