PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE SETEMBRO DE 2021

Vereadora reafirma posicionamento contrário a mudança da Pinacoteca


Rai de Almeida (PT) disse que "prédio da Pinacoteca poderá ser doado para a Polícia Federal"



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Rai de Almeida (PT)






A vereadora Rai de Almeida defendeu a permanência da Pinacoteca no prédio onde está, durante a 32ª reunião ordinária, realizada nesta segunda (20). Ela citou um pronunciamento do prefeito Luciano Almeida (DEM), no qual ele faz esclarecimentos à população, inclusive sobre a cultura. "Ele minimiza o movimento em defesa da Pinacoteca e diz que há um pequeno grupo de pessoas que não estão preocupadas com as artes e cultura, que estão só preocupados com o prédio e o privilégio de poucas pessoas. E fala de um belo projeto para ocupação do Engenho Central, onde diz que serão centralizadas as artes e a cultura e faz uma referência à transferência da Pinacoteca para o barracão 14A", afirmou.

Rai disse que o movimento é de "fazedores de arte e cultura, de pessoas que querem que ela seja plural e democrática, de todos, e para isso é preciso política pública para a cultura". Ela exibiu um vídeo sobre a Pinacoteca. Rai continuou dizendo que "quando o prefeito desdenha do prédio e diz que é apenas um prédio, esquece que estamos falando da história de nossa cidade". O vereador Laércio Trevisan Jr (PL) solicitou questão de ordem e disse que "não haverá fechamento".

Rai respondeu dizendo que haverá fechamento da biblioteca e da pinacoteca e há previsão da ida da Polícia Federal (PF) para a Pinacoteca. "Se isso acontecer, esse prédio será doado para a PF, pois a PF fará investimento de tal envergadura para a sua reforma que, para ela ser feita pelo Governo Federal, o prédio precisa ser doado. Além disso, o espaço será todo cercado e o jardim Almeida Jr. será estacionamento da PF. Por isso estamos num movimento, não são poucas pessoas, não estamos pensando só no prédio, mas em toda a sua história. E parece-me que o prefeito não tem a menor sensibilidade em relação à história da pinacoteca e da biblioteca. Estamos falando de todo investimento do passado, seja do ponto de vista pessoal, artístico, patrimônio, tradições e de todos os fazedores de cultura na cidade", finalizou.



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Cultura Legislativo Laércio Trevisan Jr Rai de Almeida

Notícias relacionadas