PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE FEVEREIRO DE 2024

Vereadora pede valores gastos com empresa gestora de UPAs


Rai de Almeida (PT) protocolou o requerimento 184/2024, que foi aprovado na Câmara durante a reunião desta segunda-feira (26)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Rai de Almeida (PT) é a autora do requerimento 184/2024






A vereadora Rai de Almeida (PT) quer saber qual é o valor anual dos recursos destinados à manutenção das unidades de pronto-atendimento (UPAs) dos bairros Vila Sônia e Vila Cristina, no período entre 1º de julho de 2023, quando foi iniciada a gestão OSS (Organização Social de Saúde) Hospital Mahatma Gandhi, até o dia 31 de janeiro deste ano.

O pedido integra o requerimento 184/2024, de autoria da vereadora, e que foi aprovado durante a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (26).

“À época da terceirização destas UPAs, a qual eu me posicionei contrariamente, já tínhamos estudos em que apontam que os custos que envolvem a terceirização são maiores por aquelas unidades que são geridas pelo município”, disse a vereadora, ao discutir a propositura.

Ela argumentou que, com o requerimento, quer realizar uma comparação entre quais eram os custos de manutenção antes da terceirização e quais são os custos agora. “Pelo que nós sabemos, piorou muito para a população e tem muitas pessoas que não querem ir nas UPAs Vila Cristina e Vila Sônia, por conta de tudo que aconteceu, como mortes e mal atendimentos, portanto, queremos trazer os custos a público”, disse.

Ao longo de 20 questionamentos apresentados no requerimento, a vereadora também solicita custos de manutenção da UPA Vila Rezende e da UPA Piracicamirim, que continuam sendo administradas pelo poder público. Outras informações que ela solicita é em torno da quantidade de pacientes atendidos, exames de raio-x, ultrassom e eletrocardiograma.

Na propositura, a parlamentar cita estudo do Sindicato do Serviço Público da Saúde e da Previdência do Estado do Paraná, realizado em conjunto por oito universidades brasileiras, onde comprovou que o gasto com as OSS que administram hospitais terceirizados pode chegar a ser 2,4 vezes superior às unidades totalmente públicas.

APOIO – O requerimento proposto por Rai de Almeida obteve apoio no plenário da Câmara. O vereador Paulo Campos (Podemos) parabenizou a parlamentar pela proposta e enfatizou que a terceirização das UPAs tem causado prejuízo à população. “Eu percebo que os pacientes da nossa cidade, principalmente do Novo Horizonte, Paulista e Paulicéia, que deveriam, em tese, ir na Vila Cristina, estão se deslocando para a Piracicamirim”, disse, ao entender como “oportuno o requerimento”.

O vereador Cassio Luiz Barbosa (PL), o Cassio Fala Pira, lembrou que, recentemente, quando houve uma necessidade de manutenção na UPA da Vila Sônia, a OSS, ao invés de realizar o serviço, “passou a bola para a Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel)”. Ele lembrou, no entanto, que o contrato prevê que a administradora da unidade realize, quando necessário, os serviços de manutenção do prédio. “Fazer esse trabalho não é favor feito à população. Eles recebem para isso”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas