PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE JUNHO DE 2023

Vereadora exalta memória de Chico Mendes, lembrado em solenidade


Silvia Morales exibiu vídeo, no telão do plenário, da performance artística em que João Scarpa, integrante do mandato coletivo A Cidade é Sua, interpreta o ambientalista



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales ocupou a tribuna na reunião ordinária desta quinta-feira






A comemoração ao meio ambiente, que teve seu dia celebrado mundialmente em 5 de junho, foi destacada na fala que a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, fez na tribuna, durante a 38ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (29).

A parlamentar observou que o Partido Verde tem o meio ambiente "como primeira prerrogativa" e recordou a performance artística que João Scarpa, assessor chefe de gabinete parlamentar e integrante do mandato coletivo A Cidade é Sua, protagonizou na solenidade de entrega do "Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente", realizada pela Câmara no último dia 6. Durante a cerimônia, João Scarpa, que também é ator, interpretou discurso histórico de Chico Mendes e encenou os últimos momentos de vida do ambientalista, morto em 22 de dezembro de 1988.

"Ecologia sem luta de classes é jardinagem. A nossa luta é pela defesa da seringueira, da castanheira e é essa luta que nós vamos levar até o fim, porque não vamos permitir que as nossas florestas sejam destruídas", declarou João Scarpa, então caracterizado na solenidade como Chico Mendes.

"No começo, eu pensei que estivesse lutando para salvar as seringueiras. Depois, eu pensei que estivesse lutando para salvar a Floresta Amazônica. Mas, agora, eu percebo que estou lutando pela humanidade", continuou o discurso, em que é citado que não são os ribeirinhos que ameaçam o meio ambiente. "As ameaças são os projetos agropecuários, os grandes madeireiros e as hidrelétricas, com suas inundações criminosas", continua a fala reproduzida por João Scarpa.

"Tenho a esperança de continuar vivo, porque é vivo que se fortalece a luta. Eu não quero flores no meu enterro, pois sei que vão arrancá-las da floresta; quero que protejam a terra, as árvores e a água", concluiu o ator, cuja apresentação foi reexibida por Silvia Morales em vídeo projetado no telão do plenário durante a reunião ordinária. "Foi uma solenidade maravilhosa", classificou a vereadora.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas