
27 DE MAIO DE 2025
Objetivo foi buscar inspiração e avaliar a implementação desses projetos em Piracicaba; reafirma Sílvia Morales, do mandado coletivo A Cidade é Sua
Vereadora e representantes de movimentos miram políticas ambientais de Campinas
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, esteve na última sexta-feira (23) em Campinas, junto de representantes dos movimentos Planeja Pira, Corredor Caipira, Tritura Pira e interessados da sociedade civil, para conhecer projetos e políticas públicas da área ambiental, implementadas pela Prefeitura do município.
O grupo foi recebido pelo engenheiro ambiental da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gabriel Dias Mangolini Neves e por Márcia Calamari, diretora da Diretoria Ambiental da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
A primeira política pública apresentada foi o programa que prevê a implantação de parques lineares, com o objetivo principal de preservar e recuperar áreas de córregos e rios, prevenindo ocupações, assegurando a permeabilidade do solo das áreas de várzea, permitindo infiltração e vazão mais lenta da água durante as precipitações e amortecendo as cheias e inundações.
Os parques lineares estão previstos e definidos pelo Plano Municipal do Verde, que prevê sua instalação como contrapartida de novos empreendimentos imobiliários. “Além de colaborar com a recuperação de APPs (Áreas de Preservação Permanente), os parques lineares também têm um impacto social, com a inclusão de equipamentos de esportes e lazer, paisagismo, etc, melhorando a qualidade de vida dos moradores”, explica o engenheiro Gabriel Neves.
Márcia Calamari, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, apresentou o projeto das Microflorestas Urbanas, iniciativa da Prefeitura que cria um ecossistema florestal em pequenos espaços da cidade, como praças e rotatórias, e ajudam na diminuição da temperatura, absorvendo dióxido de carbono (CO2) e atraindo a pequena fauna com espécies de árvores nativas da mata atlântica.
Outro programa apresentado foi a Usina Verde de Compostagem, que produz adubo orgânico feito com resíduos provenientes de lodo da estação de tratamento de esgoto da Sanasa, de galharia, restos de poda de árvores da cidade e processamento de frutas e verduras, vindas da Ceasa, também parceira no projeto.
O projeto da Usina Verde foi elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e funciona em parceria com a Sanasa, a Ceasa e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas).
De acordo com a vereadora Silvia Morales, a visita foi importante para conhecer de perto projetos de municípios vizinhos que são referências na área ambiental. "Nosso objetivo foi buscar inspiração e avaliar como podemos implementar essas políticas públicas em nosso município também", disse a parlamentar.